Páginas

sábado, 16 de abril de 2011

Intolerância, sinônimo de preconceito.

Jair Bolsonaro. Certamente vocês já ouviram falar nele. Se não (sério?!), eis aqui um breve resumo:





Jair Messias Bolsonaro é um militar da reserva e político brasileiro e ganhou notoriedade nacional após declarações polêmicas sobre homofobia, preconceito racial, sexismo, cotas raciais, manutenção do regime militar no Brasil, entre outros. Algumas de suas pérolas:

"O homem é produto do meio, imagina se pega essa lei, permitindo que casais homossexuais adotem crianças? Vão fazer reserva de mercado para jovens garotos homossexuais. O filho vai crescer vendo a mãe bigoduda ou careca, o pai andando de calcinha ou a mãe de cueca.Você já viu o novo Programa Nacional de Direitos Humanos da Maria do Rosário voltado à população LGBT? Viu lá professor gay em escola de primeiro grau, livro didático com gravuras homossexuais, bolsa gay pró-jovem homossexual... É legal isso? Meu filho vai ter que dizer que é gay pra ter uma bolsa de estudos? Ou vai ter que queimar a rosquinha pra ter direito a bolsa de estudos para entrar na cota de homossexual, é isso?"

Ao ser questionado no programa CQC (assista o vídeo aqui) por Preta Gil sobre o que faria caso seu filho fosse gay, ele respondeu o seguinte:

“Não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Não corro esse risco porque os meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambientes como lamentavelmente é o teu (de Preta Gil).”
O Deputado Bolsonaro se vale da sua imunidade parlamentar para proferir impropérios como esse, recheados de preconceito e discriminação em vários níveis. Assim fica fácil, não é, Deputado? Se eu for falar uma coisa dessas, serei preso no dia seguinte.

É interessante perceber como o fundamentalismo religioso interfere diretamente em uma sociedade laica. Bolsonaro se apoia em tradições e passagens bíblicas para defender seu ponto de vista. No post sobre o aborto e a Igreja Católica, eu citei o seguinte versículo do livro de Levítico:

"Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles."
 A partir daí, a Bíblia nos dá margem a infinitas interpretações e condena o homossexualismo como se fosse coisa maléfica, como se fosse uma doença. O problema é quando seus próprios membros cometem esse pecado. Quantos padres você conhece ou já ouviu falar que tiveram casos com coroinhas, outros membros do clero, ou até mesmo (pasmem!) com mulheres? Esse é um dos motivos pelos quais o cristianismo segue sendo fatiado ao longo do tempo, criando outros braços com pequenas diferenças em suas doutrinas, mas mesmo que com princípios iguais colocam uma doutrina contra outra, em um duelo aberto e declarado. Acho que o pessoal dessas Igrejas cristãs menos tradicionais se esquecem que hoje em dia tudo está disponível para todo mundo. Um culto que eu pregar qualquer porcaria hoje de tarde aqui em Pesqueira, hoje de noite poderá estar na Internet e segunda-feira eu posso ser esculhambado e detonado em todas as mídias sociais que existem, desde a fofoca até o twitter, passando pelos jornais e revistas de todos os tipos.

Deputado Jair Bolsonaro (Wikipedia)


Outro fator importante que os religiosos, extremistas ou não, se esquecem é que o homossexualismo é mais antigo até do que o cristianismo. Na Grécia Antiga, era comum, pra não dizer via de regra. A expressão 'pederastia' vem daí, significa amor por ou de garotos. Era a relação entre uma pessoa mais velha e uma mais nova, e não era difícil ver essas relações entre homens. Na Grécia Antiga, pessoas superiores na sociedade praticavam sexo com quem bem quisesse nas camadas inferiores: mulheres, homens, escravos, estrangeiros, prostitutas... não fazia diferença.

Depois do Império Romano ter conquistado toda a Grécia e ter imposto a religião católica como lei, adotando vários dos deuses gregos como santos para atrair mais fiéis, algum membro do alto escalão imperial deve ter estabelecido também que alguns costumes gregos não poderiam ser levados adiante, frente ao embate contra a teoria Adão/Eva, como por exemplo, a homossexualidade. Se perante Deus o ato sexual só era legal para fins de procriação, e mesmo assim apenas entre os casados, sexo fora do casamento com pessoas do mesmo sexo só poderia ser pecado, duplo ainda mais. Muito tempo depois desse período, vivemos situações como essa do Deputado, que na verdade nos faz reviver todo o poderio institucional-dominador da Igreja Católica Apostólica Romana. Há 600 anos era fácil impor a religião católica como verdade universal e dizer que homossexuais eram pecaminosos e doentes e não faziam a vontade de Deus, e assim sendo, seriam queimados em fogueiras, sem nenhuma defesa de direitos humanos. Já nos dia de hoje é mais difícil queimar na fogueira, porque perseguir e praguejar contra os que não seguem sua doutrina ainda é facilmente visto na sociedade. Pensar diferente na Idade Média era morte na certa.

Novamente, se esquecem os religiosos que a homossexualidade não é uma característica apenas da espécie humana. Vários estudos comprovam que esse fator também é encontrado entre outras espécies, das mais próximas às mais distantes. Em 2006, o Museu de História Natural de Oslo (Noruega) apresentou uma exposição com mais de 500 espécies que apresentam relações homossexuais entre seus seres. Chamada de Against Nature (Contra a Natureza, em tradução livre), a exposição mostrou mamíferos, insetos e até crustáceos. Em outro estudo, publicado pelo periódico "Trends in Ecology and Evolution" (Tendências em Ecologia e Evolução, em tradução livre), foi afirmado que a homossexualidade no reino animal favoreceu de várias maneiras as diferentes espécies em sua evolução.

Um fato que a ciência explica é que quanto maior a opressão, maior a vontade. 2000 anos de repressão homossexual dá nisso: clérigos hipócritas, militantes preconceituosos e pessoas em altos postos na sociedade contemporânea falando besteira em público. Diga a uma criança que ela não pode comer determinado doce e ela só vai sossegar até comer o tal doce. E ela faz isso porque não tem consciência que o 'não poder', na verdade, é 'não dever comer em exagero pois pode fazer mal, engordar, acarretar em problemas de saúde, etc..'. É diferente de dizer a um adulto, são, maduro e diabético que se ele comer muito doce ele se lasca. Este saberá diferenciar as coisas e só fará o que não deve se não tiver juízo mesmo - o que já é outro problema. Aliás... essa conversa de não poder comer tal coisa não soa BASTANTE familiar? E o resultado da conversa também é extremamente difundido. Sendo bastante pragmático, e que me perdoem os cristãos leitores deste blog, a culpa do pecado original de Adão e Eva foi de ninguém menos que Deus. Mas isso nenhum padre vai dizer, obviamente. Afinal, é muito mais fácil colocar a 'culpa' no livre arbítrio e nos homens do que no Todo-Poderoso. Mas isso é assunto para um outro dia...

Século XXI, minha gente. Não temos mais tempo a perder com preconceitos ou conceitos arcaicos. Abram os olhos!

8 comentários:

  1. É verdade que ele foi racista mesmo.

    Mas no caso do homosexulismo ele foi feliz nas colocações.
    Estão querendo fazer a família brasileira ficar com mordaças na boca, sem poder falar nada, tendo que aceitar essa degeneração humana que rompe com os valores morais, éticos e religiosos. E ainda mais, estão querendo impor a forma de pensar deles para os outros, querendo incentivar e corromper crianças que esse vício, de uma forma silenciosa e sagaz, É UM ABSURDO!!!
    Todos tem o livre arbítrio, mas também não posso ser obrigado a ficar de boca fechada em relação a uma coisa que não concordo, que é a imposição do modo de pensar e agir deles para sociedade brasileira.
    Homofobia é o termo errado que eles usam para se defender, pois ninguém tem medo deles, o medo mesmo é da falta de liberdade de expressão, e forma que eles estão querendo amordaçar a população!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Anônimo...

    Quando você diz 'também não posso ser obrigado a ficar de boca fechada em relação a uma coisa que não concordo, que é a imposição do modo de pensar e agir deles para a sociedade brasileira', você percebe que é exatamente isso que a Igreja Católica faz, ao longo de 500 anos? Afinal, de que outra forma você justificaria um Feriado Santo num Estado laico?

    A questão da imposição depende somente de quem tem o poder de impor, pois qualquer ideologia que chegar ao poder tentará impor a sua própria às demais. É um eterno jogo de poder e dominação.

    ResponderExcluir
  3. Era pra ser um comentário sobre o artigo mas vai parecer uma defesa a Alguns conceitos de Bolsonaro
    Ser contra o homossexualismo é errado, é uma forma de preconceito das mais repugnantes hoje em dia mas, tomar o Homossexualismo como Comportamento Padrão ai já é de mais e é contra não só os dogmas da Igreja como contra a evolução Humana ( até onde sei, homem não pode gerar filho dentro dele).
    Sou contra qualquer tipo de Bolsas( Não, não sou as de marcas e grifes famosas) Familia, Renda e por ai vai. Sou contra Cotas e cotistas que se humilham para entrar em faculdades e passam o resto do curso sofrendo de bullying (É, o termo ta na moda, tinha que por ele aqui) durante todo curso mas, tem uma diferença enorme: UM negro não se passa por um branco e nem um branco não se passa por um negro( salvo Caso de Michael Jackson). E um Homossexual¿ se passa por homem¿ e o contrario disso¿ Então vai ser muito relativo, quando for conveniente se passar por homossexual para levar uma vantagem eu vou lá e faço, simples ne¿
    Então vai uma Opinião muito forte, de quem tem amigos homossexuais, os respeitam mas que não os admiram: Se meu filho tiver tendências homossexuais, eu conserto. Até que me provem o contrario, ser Homossexual é desvio de personalidade e não uma.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você quando diz que tornar o homossexualismo um padrão é demais, afinal, como você também colocou muito bem, um homem não pode gerar um filho dentro de outro homem. Até aí OK.
    É por essas e outras que toda essa polêmica tem que ser debatida, e as opiniões extremistas não devem de forma nenhuma serem levadas em consideração. O diálogo é fundamental para que haja a evolução da sociedade nos termos que se façam necessários. Entretanto, não entrei no mérito da discussão em si, mesmo tendo colocado a minha visão de forma meio diluída no post. A questão que eu abordei foi exatamente o fundamentalismo, o extremismo.

    Quando você fala também sobre as bolsas, eu acompanho sua opinião e sou contra. Não é facilitando a entrada do índio ou do negro na universidade que vamos resolver os problemas da educação no Brasil, até porque nossa educação superior é ruim, mas a educação de base é muito pior. Universidade é muito mais cada um por si, depende muito mais da base que cada um tem do que das aulas e dos conteúdos passados pelo professor, o que é diametralmente oposto à escola básica. Crianças e pré-adolescentes precisam de guias, de tutores, de facilitadores de aprendizagem, e é aí que tá o maior problema. Mas isso é assunto para outro post.

    Agora, pra finalizar, há estudos mostrando que o homossexualismo é uma característica hereditária e genética. Diversos fatores podem interferir no processo de formação do caráter homossexual, muitos deles ainda na gestação (o que exclui a possibilidade de ser um fator externo, um desvio). Não há ainda nenhuma certeza sobre o tema, até porque pesquisas empíricas demoram muito tempo para avaliar esse contexto em escala global, mas se da mesma forma que não podemos dizer que é um fator externo ou um desvio de personalidade apenas, também não podemos excluir de maneira nenhuma a possibilidade de ser um fator interno, genético. A ciência com o passar do tempo elucidará esse tema, já bastante encaminhado.

    ResponderExcluir
  5. Sabe que esse foi um dos motivos que abriram meus olhos e me levaram a abandonar a igreja católica? O preconceito contra homossexuais. Não que eu seja, rsrsrs, mas... grandes amigos meus são! E por conviver com eles, sei o quanto eles não escolheram isso, o quanto sofrem com preconceitos, o quanto queriam ser "normais" aos olhos da sociedade.

    Deus criou Adão e Eva e como tudo na religião... tem que ser assim pra sempre. Ela não evolui, regride, é preconceituosa e acaba afastando os seus.
    Acho que é isso.

    ResponderExcluir
  6. Você falou uma coisa importante: quem é homossexual não escolhe ser. O é e pronto!

    Enquanto a sociedade evolui (escravidão, apoiada e defendida na Bíblia, torturas, mortes, etc...) junto com a ciência, a religião parou no tempo.

    ResponderExcluir
  7. Quando você pôs a culpa em DEUS, tipo até faz sentido seguindo sua linha de raciocínio que é uma verdade sobre o exemplo da criança e do doce
    mas no teu lugar eu colocaria a culpa não em Deus mas no desejo por maior conhecimento que o ser humano tem naturalmente
    uma vez que Deus disse que a maçã era o fruto que daria sabedoria, eva e adão não quiseram mais ser jumentos. Eu diria que isso vem mais do gosto humano pelo proibido
    nunca foi intensão de Deus que eles comessem, ele alertou, mas a natureza humana fez adão e eva fazerem justamente o contrário

    ResponderExcluir
  8. Se a gente for por essa sua ótica, Lara, chegamos a uma única conclusão (cada vez mais óbvia): ao fazer essa relação entre a maçã e o conhecimento proibido, só se reforça a ideia da mitologia bíblica usada como alegoria para fantasiar que a Igreja não queria que os homens comuns obtivessem conhecimento. Para a Igreja nunca foi vantagem que existisse a ciência, pois essa relação é conflituosa até hoje! Sendo mesmo uma alegoria, uma fábula, um mito, nada mais natural que enraizado nesse mito os autores originais do livro de Gênesis terem querido já naquele momento dominar, oprimir.

    E a natureza humana também foi Deus quem criou, lembre-se disso. Portanto, se a culpa é da natureza humana, ela veio de Deus.

    ResponderExcluir