Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Contradições bíblicas



Já aconteceu algumas vezes de eu debater com amigos sobre as contradições existentes na Bíblia e ter de ouvir as mais esdrúxulas explicações. O bom é que muitos cristãos usam da tão perversa lógica para tentar se sair de questionamentos simples. Mas primeiro vamos a algumas contradições, diante de tantas existentes:


 
Os Gigantes existiam antes da inundação (Gênesis 6:4). 
Somente Noé, sua família, e os animais da Arca sobreviveram à inundação (Gênesis 7:23).
Mesmo depois da Inundação os gigantes continuaram existindo (Números 13:33).

[O bom é que a arqueologia nunca encontrou prova dos tais gigantes]

Toda a terra tinha uma só língua e as mesmas palavras, até que Deus criou vários idiomas diferentes, fazendo com que ninguém entendesse um ao outro (Gênesis 11:1,6-9).
Anterior a isto, a Bíblia fala de diversas nações, cada um com sua própria língua (Gênesis 10:5).


Deus admitiu que Ele é a causa da surdez e da cegueira (Êxodo 4:11).
Contudo, Deus não aflige os homens por vontade própria (Lamentações 3:33).


Deus envia Moisés para o egito resgatar os filhos de Israel (Êxodo 3:10. 4:19-23).
No caminho, Deus ameaçou Moisés de morte. Não proveu de explicação (Êxodo 4:24-26).


Deus mata todos os animais dos egípcios com uma forte pestilência. Nenhum sobreviveu a pestilência (Êxodo 9:3-6).
Deus mata todos os animais dos egípcios com uma chuva de granizo (Mas eles já não haviam morrido com a pestilência?) (Êxodo 9:19-21,25).


Deus não foi conhecido por Abraão, Isaac e Jacó pelo nome de Javé (Êxodo 6:2-3).
O nome do Senhor já era conhecido (Gênesis 4:26).


Deus proibe que seja feito a escultura de qualquer ser (Êxodo 20:4).
Deus ordenou a fabricação de estátuas de ouro (Êxodo 25:18).


Proibição do assassinato (Êxodo 20:13).
Deus manda Moisés matar todos os homens de Madiã (Números 31:7).

[E não são só os homens de Madiã que Deus manda matar na Bíblia...]

Proibição do roubo (Êxodo 20:15).
Deus manda roubar os egípcios (Êxodo 3:21-22).


Proibição da mentira (Êxodo 20:16)
Deus permite a mentira (I Reis 22:22)


Deus não pode mentir (Números 23:19).
Deus deliberadamente enviou um "espírito" mentiroso (I Reis 22:20-30) (II Crônicas 18:19-22). 

Deus faz pessoas acreditarem em mentiras (II Tessalonicenses 2:11-12).
O Senhor engana os profetas (Ezequiel 14:9).


Aarão morreu no monte Hor. Imediatamente depois disso, os israelitas foram para Salmona e Finon (Números 33:38).
Aarão morreu em Mosera. Depois disso, os isralelitas foram para Gadgad e Jetebata (Deuteronômio 10:6-7).
Deus diz a Moisés que Aarão morreu no monte Hor (Deuteronômio 32:50).


Nós temos que amar Deus (Deuteronômio 6:5) (Mateus 22:37).
Nós temos que temer Deus (Deuteronômio 6:13) (I Pedro 2:17).

[Hoje em dia, amar e temer prevalecem com um mesmo significado...]

Deus escreveu nas tábuas as dez palavras da aliança (Deuteronômio 10:1-2,4).
Deus ditou e Moisés escreveu (Êxodo 34:27-28).


Josué queimou a cidade de Hai e reduziu-a a um monte de ruínas para sempre (Josué 8:28).
Hai ainda existe como uma cidade (Neemias 7:32).


Josué destruiu totalmente os habitantes de Dabir (Josué 10:38-39).
Os habitantes de Dabir ainda existem (Josué 15:15).


Saul destruiu completamente os amalecitas (I Samuel 15:7-8,20).
David destruiu completamente os amalecitas (I Samuel 27:8-9). 

Finalmente os amalecitas são mortos (I Crônicas 4:42-43).

Isaí teve sete filhos além de seu mais jovem, David (I Samuel 16:10.11).
David foi o sétimo filho (I Crônicas 2:15).


Saul tentou consultar o Senhor (I Samuel 28:6).
Saul nunca fez tal coisa (I Crônicas 10:13-14).


Saul cometeu suicídio (I Samuel 31:4-6) (I Crônicas 10:4-5).
Saul foi morto por um amalecita (II Samuel 1:8-10). 

Saul foi morto pelos filisteus (II Samuel 21:12).
[Mais um pouco e ele vira um gato]

Davi tomou 1.700 cavaleiros de Adadezer (II Samuel 8:4).
Davi tomou 7.000 cavaleiros de Adadezer (I Crônicas 18:4).


Davi matou aos arameus 700 parelhas de cavalos e 40.000 cavaleiros (II Samuel 10:18).
Davi matou aos arameus 7.000 cavalos e 40.000 empregados (I Crônicas 19:18).


Israel dispõe de 800.000 homens aptos para manejar espadas, enquanto que Judá dispõe de 500.000 homens (II Samuel 24:9).
Israel dispõe de 1.100.000 homens aptos para manejar espadas, enquanto que Judá dispõe de 470.000 homens (I Crônicas 21:5).


Satã provocou Davi a fazer um censo de Israel (I Crônicas 21:1).
Deus sugeriu Davi a fazer um censo de Israel (II Samuel 24:1).


Davi pagou 50 siclos de prata por gados e pelo terreno (II Samuel 24:24).
Davi pagou 600 siclos de ouro pelo mesmo terreno (I Crônicas 21:25).


Rei Josias foi morto em Magedo. Seus servos o levam morto para Jerusalém (II Reis 23:29-30).
Rei Josias foi ferido em Magedo e pediu para seus servos o levarem para Jerusalém, onde veio a falecer (II Reis 23:29-30).


Foram levados 5 homens dentre os mais íntimos do rei (II Reis 25:19-20).
Foram levados 7 homens dentre os mais íntimos do rei (Jeremias 52:25-26).


São citados os nomes de 10 pessoas que vieram com Zorobabel (Esdras 2:2)
São citados os nomes de 11 pessoas que vieram com Zorobabel (Neemias 7:7)


(Esdras 2:3 & Neemias 7:8) Estas passagens pretendem mostrar a quantidade de pessoas que voltaram do cativeiro babilônico. Compare o número para cada família: 14 deles discordam.
Jesus foi filho de José, que o foi de Jacob (Mateus 1:16).
Jesus foi filho de José, que o foi de Heli (Lucas 3:23).

O pai de Salathiel foi Jeconias (Mateus 1:12).
O pai de Salathiel foi Neri (Lucas 3:27)

Abiud é filho de Zorobabel (Mateus 1:13).
Resa é filho de Zorobabel (Lucas 3:27).
São citados os nomes de todos os filhos de Zorobabel, mas nem Resa e nem Abiud estão entre eles (I Crônicas 3:19-20).

Jorão era o pai de Ozias que era o pai de Joathão (Mateus 1:8-9).
Jorão era o pai de Occozias, do qual nasceu Joás, que gerou Amazias, que foi pai de Azarias que, finalmente, gerou Joathão (I Crônicas 3:11-12).

Josias era o pai de Jeconias (Mateus 1:11).
Josias era o avô de Jeconias (I Crônicas 3:15-16).

Zorobabel era filho de Salathiel (Mateus 1:12) (Lucas 3:27).
Zorobabel era filho de Fadaia. Salathiel era tio dele (I Crônicas 3:17-19).


Jesus curou um leproso depois de visitar a casa de Pedro e Simão (Marcos 1:29,40-42).
Jesus curou o leproso antes de visitar a casa de Pedro e Simão (Mateus 8:2-3,14).


O Diabo levou Jesus primeiro ao topo do templo e depois para um lugar alto para ver todos os reinos do mundo (Mateus 4:5-8).
O Diabo levou Jesus primeiro para o lugar alto e depois para o topo do templo (Lucas 4:5-9).

[Pense numa visão poderosa...]

O centurião se aproximou de Jesus e pediu ajuda para um criado doente (Mateus 8:5-7).
O centurião não se aproximou de Jesus. Ele enviou amigos e os anciões dos judeus (Lucas 7:2-3,6-7).


Jairo pediu a Jesus que ajudasse a sua filha, que estava morrendo (Lucas 8:41-42).
Ele pediu para que Jesus salvasse a filha dele que já havia morrido (Mateus 9:18).


Jesus disse aos seus discípulos que deveriam andar calçados com sandálias (Marcos 6:8).
Jesus lhes disse que não deveriam andar descalços (Mateus 10:10).


Deus confiou o julgamento a Jesus (João 5:22) (João 5:27,30 8:26) (II Coríntios 5:10) (Atos 10:42).
Jesus, porém, disse que não julga ninguém (João 8:15,12:47).
Os santos hão de julgar o mundo (I Coríntios 6:2).


A transfiguração de Jesus ocorreu 6 dias após a sua profecia (Mateus 17:1-2).
A transfiguração ocorreu 8 dias após (Lucas 9:28-29).


A mãe de Tiago e João pediu a Jesus para que eles se assentassem ao seu lado no reino (Mateus 20:20-21).
Tiago e João fizeram o pedido, ao invés de sua mãe (Marcos 10:35-37).


Ao sair de Jericó, Jesus se encontrou com dois homens cegos (Mateus 20:29-30).
Ao sair de Jericó, Jesus se encontrou com somente um homem cego (Marcos 10:46-47).


Dois dos discípulos levaram uma jumenta e um jumentinho para Jesus da aldeia de Bethfagé (Mateus 21:2-7).
Eles levaram somente um jumentinho (Marcos 11:2-7).


Jesus amaldiçoou a árvore de figo depois de ter deixado o templo (Mateus 21:17-19).
Ele amaldiçoou a árvore antes de ter entrado no templo (Marcos 11:14-15,20)

[Jesus... amaldiçoando?]


Um dia após Jesus ter amaldiçoado a figueira, os discípulos notaram que ela havia secado (Marcos 11:14-15,20)
A figueira secou imediatamente após a maldição ser posta (Mateus 21:19).


Jesus disse que Zacarias era filho de Baraquias (Mateus 23:35).
Zacarias era filho de Joiada (II Crônicas 24:20-22).



Além de todas essas polêmicas, o pior é ouvir dos cristãos 'mas grande parte disso aí tá no Velho Testamento (incluindo a parte que Deus manda matar homossexuais, abaliza escravidão, dentre outras coisas...)'. Ora, que eu saiba, o Velho Testamento faz parte da Bíblia também, e em nenhum momento é dito que o VT deve ser usado apenas como livro de história, e não a palavra de Deus, até porque, se fosse assim, toda a parte importante do Gênesis deveria ser descartada.


Desconsiderar a parte que Deus autoriza e incentiva atrocidades é bom. Ruim mesmo é ficar preso em argumentos arcaicos e apelar pra fé.

44 comentários:

  1. A biblia como você bem apontou tem um número enorme de contradições.
    Essa é uma das provas de que deus não é onipotente e nem onisciente, pois se ele dita ou escreve um livro que tem tantas contradições as duas condições postas anteriormente são descartadas.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente! Agora tente discutir isso logicamente com um cristão. Tente argumentar que com o passar do tempo, as várias traduções alteraram o sentido original dos textos, pra você ver! kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Contradições da vida real - Eu teu irmão de sangue Pastor e você um ateu ou cético. Te amo, te respeito siga na tua busca. Abraço (Sou Santa desde criançinha)
    P.s. esqueceu de comentar sobre Saulo que virou Paulo. Antes ele matava crente e depois ele morreu por pregar Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Que presença ilustre! Um Pastor presbiteriano comentando e participando de um blog cético. Paulo, apareça sempre que puder!

    Na sua opinião, porque existem todas essas e tantas outras contradições?

    ResponderExcluir
  5. Essas contradições podem ser explicadas de várias formas que não pretendo expor aqui. Existem questões textuais e hermeneuticos envolvidos, as quais os advogados se deparam sempre em seus casos. Na questão Bíblica envolve fé, limitação humana e tempo. Então, cabe ao estudioso, averiguar profundamente cada por menor, lingua original, o que dizem os comentarias, o que dizem os pais da igreja, etc... Mas antes de qualquer leitura o estudioso deve se abdicar de qualquer Pré conceito, para ter sucesso aos estudos. Exemplifico dando um exemplo, o cara que tem Pré conceito sobre os homossexuais, terá dificuldade de aceitar a decisão do STJ.
    Quando baseamos nossa tese de acordo com nosso conceito, vamos chegar num ponto dificil de caminhar (ceticismo)e ai o passo é ter pré conceito ou provocar debates e quando abrimos possibilidades para a possibilidade de algo a mais, a busca continua. Por isso sugiro siga em frente em tua busca. Deixo um texto bíblico e enigmático para ti.
    "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." 1 Coríntios 2:14

    ResponderExcluir
  6. Nesse caso, o verdadeiro entendimento da palavra só se dá depois de muito estudo, correto? Agora, mesmo assim, ainda fica difícil discernir o certo do errado, o exemplo do real, o abstrato do concreto. A própria palavra confunde, pois uma mesma coisa é narrada em diferentes situações por diferentes autores. E aí o bicho pega...

    Mas sobre a citação que fizeste, do livro de Coríntios, é correto afirmar que as coisas de Deus não são entendidas por nenhum homem, já que elas se discernem espiritualmente?

    ResponderExcluir
  7. Então isso é complicado, pq estudei 5 anos de teologia, baseio minha fé acima de tudo na Bíblia, mas há uma história, existiram os atos dos apostolos, e depois os seguidores dos apostodos, então os pais da igreja, em seguida a igreja católia e por fim a reforma protestante e pessoas como Calvinio e Armínio...o que gerou um enorme evento entre os pensamentos desses dois, ocorrido na Abadia de Westiminster com muitos teologos discurtindo acerca de vários assuntos importante como por exemplo sobre se Jesus era Deus ou não. Daí surge a confisão de fé de Westiminster, após isso suguiram outros nomes de teologos contemporraneo com Louis Berkof, e assim por diante. A questão é que seu questionamento procede e também quero respostas, por mesmo após tanto estudo teológico e buscando pregar com fidelidade, surgem trocentas igrejas com pastores formado por correspondencia num curso de 3 meses, ou pela internet com diploma reconhecido nacionalmente??? Surgem loucos e lobos a todo brasil, pregando as mais loucas heresiais. Pessoas que por falta de busca, estudo e entendimento, complicam ainda mais.

    Respondendo a sua questão: A Palavra de Deus é luz, serve para esclarecer, libertar, aperfeiçoar. Em outras palavras mostra a necessidade e carencia de Deus, um Jesus que liberta e um Espirito que santifica.

    o Que eu creio, não está literalmente escrito na Bíblia de forma real ou concreta, mais está nas entrelinhas, no estudo, na busca e em momentos especiais que já vivi... Te falar aqui, geraria mais discusão...mas sugiro vc a pesquisar sobre Calvinio x Arminio, e das três uma, ou vc vai ficar irado com Deus, ou vc fica fã de Arminio, ou simplesmente vc se rende ao Senhor ( o que acho dificil humanamente falando pelo seu ceticismo, mas muito fácil se for essa a vontade de Deus e não sua hehehehehehe).
    tamos ai.

    ResponderExcluir
  8. O X do problema é o questionamento. A partir do momento em que a gente questiona uma verdade tida como absoluta, e passa a querer buscar sua própria verdade em detrimento da verdade que lhe é induzida, as coisas começam a melhorar.

    Concordo quando dizes que o homem tem a necessidade de um Deus, mas essa necessidade vem enraizada na grande massa e passa de geração a geração, meio que de forma unilateral. Hoje em dia já há uma abertura maior, mas há 100 anos, não havia a liberdade que existe hoje. Ou você era cristão ou não tinha espaço na sociedade brasileira.

    Só que, com o passar do tempo, muito das necessidades humanas vem sendo respondido pela ciência. Se há séculos atrás os homens não entendiam os fenômenos da natureza e dançavam pra Tupã para chover, hoje a gente pode até prever quando irá chover, isso sem nenhuma comunicação direta com Tupã! Antes a gente não entendia a origem, de onde vieram os primeiros humanos, hoje já temos pistas muito próximas da realidade, e a tendência é que daqui a 100, 200 anos as religiões principais de hoje em dia sejam estudadas e discutidas como mitologia, do mesmo nível da grega ou nórdica.

    ResponderExcluir
  9. Mas uma contradição Bíblica...
    A Bíblia mostra aqui nesse texto:
    "não há quem busque a Deus." Romanos 3:11
    A grande verdade é essa que Paulo afirmou, o ser humano(em pecado) não quer saber de Deus...porem ele segue na Busca (filosofos gregos) De onde vim?, Quem sou?, Qual o sentido da Vida?, Pra onde vou? as respostas encotram alguns na natureza, no rato, na vaca, no macaco, no humano, no sol, na lua, no vazio (nirvana) em profetas, na ciencia....

    Hoje ainda muitos, idolatram um macaco, ou uma vaca, outros, adoram imagens, outros confessam a padre, mesmo que a ciencia ou a biblia diga o contrário...pq essas pessoas ainda não foram libertas de ensinos errados...

    Mas a questão sobre Deus entra em outro nível que vai além da sabedoria e intelectualidade humana. Eu era rebelde, não queria saber de Deus, não buscava a Deus, hoje sou pastor. Gustavo outro que não queria saber de Deus, hoje tá servido ao Senhor...há explicação? eu e gustavo vamos explicar Biblicamente isso ai, mas vc não vai entender nunca...por isso foi algo de Deus agindo em nossas vidas, ele tocou nossos corações...ele derramou a Sua graça sobre nós...nós não merecíamos, não fizemos por merecer...mas respondemos a ELE. Ele se revelou a nós, pois hoje entendemos coisa da Biblia que nunca entendíamos...não sou melhor q vc, ou especial...mas hoje, sei de onde vim, sei quem sou, sei o sentido de minha vida, sei pra onde vou, adoro somente a Deus criador, Jesus que ressuscitou, o e Espirito SAnto que me iluminou. Isso significa que sou melhor? Não, mas que eu tive meu momento de busca, e achei...me sinto livre, me sinto um livre pensador como vc, porém com pensamentos contrários aos seus. Não forço a barra para ninguem pensar como eu, apenas falo da Biblia, e do que houve comigo, mas quem transforma é DEUS até o maior dos ateus.

    Detalhe, essa grande massa é relativa, pois os judeus, continuam sendo judeus, o islam continua adorando a Alá, os filosofos com seus pensamentos, etc etc... Natural que somos cristãos pelo Catolicismo que se espalhou pelo mundo, mas sou de uma minoria reformada...Cristo era de Belém e não dos EUA...o que quero dizer com isso?

    Do mesmo modo que há cristãos, há os ateus e os céticos, e vc vai se aliar aos céticos e vai se opor e condenar pensamentos cristãos, mas entre os ciêntistas há posições contrárias, entre os historiadores há posições contrárias, entre os arqueólogos há posições contrárias, entre os ceticos há posições contrárias, como há entre calvinio e arminio posições contrárias...
    Você não vai me provar q Deus não existe, com base em pensamentos ceticos, pois Deus mudou a minha vida e isso é uma prova que Deus existe pra mim, mas sei que Ele fez muito isso e continua fazendo e Ele é o principal autor do livro mais maravilhoso e enigmático que já houve nesse planeta por toda sua história e nunca vai haver outro livro como esse, e isso é incrível.

    ResponderExcluir
  10. Grande massa, sim! Os judeus continuam sendo judeus, mas adorando o deus deles, assim como os muçulmanos e assim como os hinduístas. Cada um busca a sua divindidade de acordo com a história do seu povo. Hoje em dia, se os egípcios não tivessem sido massacrados, talvez seu povo ainda adorasse a Hórus e Osíris lendo o Livro dos Mortos e mumificando os mortos. Bizarro? O cristianismo saiu daí, da relação Hórus/Osíris, copiou muito do Livro dos Mortos... você que estudou Teologia mais do que eu, Paulo, sabe disso.

    Como você bem falou também, em todo meio existe divergências, nenhuma corrente científica vai divergir entre a origem do ser humano se é criacionista ou evolucionista. Nenhum cientista sério considera o criacionismo como uma opção. Na verdade, na ciência, as divergências são apenas resultantes da busca aos fatos que se apresentam.

    E não, não quero te provar ou a ninguém que Deus não existe, até porque não tenho provas disso. Não sou cientista nem padre nem pastor para querer provar nada, sou apenas um questionador, um filósofo sem diploma, em busca da verdade, seja ela qual for!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Mais duas coisinhas: Adão e Eva tiveram Caim, Abel e outros filhos, ok? Caim matou Abel e fugiu pra uma cidade, onde encontrou a sua esposa. Que cidade? Que esposa? Ela brotou do chão? - E a Arca de Noé? Como uma família pode povoar o mundo? E mesmo se tivesse povoado, como surgiram outras raças?

    ResponderExcluir
  12. O Cristianismo surgiu, após a ressurreição de Cristo. O Cristianismo é uma extensão do Judaísmo. Dizer que o cristianismo saiu da realação Horus/Osiris, copiando muito livro dos Mortos é falacia, e uma tentativa para distorcer ainda mais as verdades contidas na Biblia. Mas enfim, cada um distorça como queira a Palavra de Deus. Repito aqui o texto 1 Coríntios 2:14 como no comentário acima.

    Mas em relação a ciência, existem muitooss cientistas sério que consideram o criacionismo um fato, que defendem a divindade...enfim...Meu primo Mauro é doutor em arqueologia, ele é cetico também, porém ele não nega que a arca de noé foi achada. veja noahsarksearch.net

    Nem eu quero provar que Ele existe, pelo contrário, incentivo vc a buscar sua verdade.

    Ana Beatriz, assim como vc , te muitos cristãos que consideram os primeiros capítulos da bíblia simbólico...então fique traquila que vc não esta só nessa, tem muitos como vc que não creem nessas coisas. Nao pretendo aqui explicar e convece-la do contrário...preferia que vc frequentasse nossa igreja, para tentar explicar lendo e conversando, pois isso leva tempo.

    Deixar claro, que defendo um fé racional, não se assustem...há uma fé que adora uma vaca, e vamos ser sensatos antes de ser sarcasticos, respeito a crença alheia, porém um homem adorando um animal, pra mim não seria isso racional, ou um cara gritando dentro de um templo como se precisasse gritar pra Deus ouvir. com todo respeito, mas quando digo creio em Deus, com base na Biblia, há um mínimo de racionalidade nisso, que ali há um registro, historias, pessonagens históricos etc. Então "crer é também pensar" como disse John Stott. Sugestão de leitura - http://www.4shared.com/document/_6i_C_h3/John_Stott_-_Crer__tambm_pensa.html
    abraço, tamos ai.

    ResponderExcluir
  13. Paulo, não vou me adentrar aqui nesses comentários nas questões da religião egípcia e sua influência direta no cristianismo, pois não é esse o objetivo deste post específico. Poderemos debater sobre isso em outro momento.

    Quanto à questão do 'mínimo de racionalidade na Bíblia', há controvérsias. Há muitos trechos na Bíblia que são descartados quando confrontam diretamente com a realidade de hoje, sob várias alegações. Quando Deus manda matar homens que se deitarem com outros homens, dizem que isso é o Velho Testamento e a Lei de Deus foi refeita depois da vinda de Jesus. Mas em algum momento, essa foi a lei de Deus! O mesmo argumento é utilizado quando Deus manda matar os infiéis ou apoia diretamente a escravidão.

    Quando a gente sai do plano 'Velho Testamento = Velha Lei de Deus', vem a desculpa que o que tá escrito é apenas para ilustrar, ou uma fábula ou um conto. Exemplo? Adão e Eva e a serpente. Nenhum cristão dirá, efetivamente, que a serpente FALOU. Vão dizer que é apenas uma alegoria. Mas na Bíblia tá lá, dizendo que ela falou: "Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis." (Gênesis 3:4). Aí o argumento é duplo: Velho Testamento + alegoria.

    Esse é o problema, Paulo. A parte que hoje é considerada inconcebível é sempre aliviada, e a parte que interessa aos cristãos de verdade é enaltecida.

    ResponderExcluir
  14. Não não, eu creio na Biblia 100%. Porém tem que haver uma hermeneutica e exegese do texto, para não virar pretexto.

    Ou seja, quando Jesus diz se uma mão te faz pecar, vai e corta ela, aqui ele não sugere que vc deva ir e fazer exatamente isso, mas sim o princípio...então o estudioso tem que ter calma na interpretaçao textual.

    O Velho testamente é palavra de Deus assim como o Novo, o novo vem para comprir ou ter uma visão mais ampla do velho. O velho foi para mostrar um povo exclusivo de Deus para as outras nações. Deus resolveu separar apenas 1 povo para ser seu e mostrar as nações quem Ele era através desse povo. É os judeus, eles mesmo...eles guardam as suas tradiçoes e ninguem pode tirar dele sua fé. É fato e é história.

    Porém no NT, Cristo vem para ampliar esse povo, judeus, gregos, romanos, gentios...todos podem chegar, contanto que confesse ele como salvador (tarefa dificio), mas todos podem fazer parte desse povo exclusivo dEle.

    Vc já classificou o VT como ilustração, fabula ou conto... Eu como Cristão digo, de fato a serpente falou. Eu creio. Vc não crer...seguimos a vida. Tem gente que crer em ET, vampiro, lobisomem, duendes, se entra na questão fábula, tudo bem, não tenho problema para dizer o contrário....

    Porém para mim essa fábula é uma grande chave para compreender a raça humana...que começa com um DEUS, superior a tudo e a todos, que resolveu segundo a sua soberana vontade criar do nada todas as coisas, deu vida, e colocou um homem e uma mulher para se comunicar com ELE e desfrutar da comunhao com Ele, e dotou de TODA LIBERDADE, porém com 1 unica restrição. Seduzidos pela tentação de satanas que possuiu um animal, eles cometeram uma falta o que levou a uma puniçao. A maior punição foi a perda da comunhão com DEUS. E por causa disso todos estão longe de Deus, longe do criador, e as criaturas continuam negligenciando o criador, preferindo amar ou adora a criação...
    Mas Deus reestabeleceu pela graça a comunhão com o povo escolhido Israel...hoje por Meio de CRISTO temos acesso a Deus. Por que? porque Deus quis. Manda quem pode e obedece quem tem juizo. É tolice fazer contendas com Deus, porem eu creio em Deus, então para mim isso é simples...mas para quem não crer nele, tudo bem tb, se a pessoa não exerga assim, paciencia...do mesmo modo não me sinto menor ou inferior quando obedeço a Deus, pelo contrário é um grande privilégio, simplesmente porque o meu corpo é perfeito de mais (salmo 139) para crer que eu fui evoluindo de uma ameba e cheguei a ser um macaco e hoje sou assim...por isso que as obras de Deus está ai perfeita na natureza e na diversidade, nas cores, na beleza...

    Flávio eu considero a Biblia como um todo, para mim eu não tiro e nem ponho uma virgula nela. Eu enalteço ela toda, é 100% DIvino e 100% humano...que coisa incrível, não há outro livro como esse. Diferente de outras religios, como espiritismo, santos dos ultimos dias, testemunhas de jeova, ou homossexuais ... eles sim, só usam a parte que interessa, as demais descartam.

    A Biblia é um livo muito forte, enigmático, misterioso, do qual não se pode brincar...contrario dos que dizes os neopentecostais que só a vitoria pro crente...pelo contrário...há muitaaa luta. E a biblia é firme contra muitas questões que hoje passam desapecebidas...por tanto...há tantas erros no Brasil, que se todos seguissem principios Biblicos muita coisa errada diminuiria, mas vc sabe que isso é uma utopia, agora é contraditorio que aqueles que são contra a biblia queiram o bem para sociedade, mentira, que cada um tenha sua liberdade eu defendo, mas a corrupção, a mentira, a fofoca, a maldade a ira, isso tá dentro de muita gente...ainda que esses sejam livres...

    Enfim ai já é outra coisa...mas olha esse texto, por isso que a Biblia é tão contráditoria

    "Diz o néscio no seu coração: Não há Deus. Os homens têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras; não há quem faça o bem."
    Salmo 14.1

    ResponderExcluir
  15. 1. Então quando Jesus diz pra cortar uma mão precisa ser interpretado com cuidado, mas quando a serpente fala, é literal?

    2. Não misture ET com duendes ou lobisomens, Paulo. São duas 'categorias' completamente diferentes! Duendes, lobisomens, vampiros e etc fazem parte do imaginário popular e suas lendas são contadas há centenas de anos. ET quer dizer extra-terrestre, ou seja, forma de vida extra-terrestre - O QUE A GENTE SABE QUE EXISTE. Ainda não se comprovou nada em relação a vida inteligente, mas o cenário muda de figura quando falamos de formas mais primitivas de vida, como bactérias, por exemplo.

    3. Lenda por lenda, Jesus até hoje não voltou ainda.

    4. Não, seu corpo não é perfeito demais. Seu corpo envelhece rápido se comparado a outros animais existentes no Planeta. Existem espécies de tartarugas que vivem facilmente 150, 200 anos. Além disso, tudo no corpo humano precisa de manutenção constante, o meu e o seu corpo possuem defeitos de nascença (ou de fabricação, como costumo chamar) e a sua própria estrutura é falha: células cancerígenas nascem DO NADA, sem nenhuma interferência externa. Elas simplesmente nascem e se reproduzem, e se não cuidar, elas matam você. Corações são pré-progamados para parar em algum dado momento, principalmente quando eles não aguentam a a pressão grande nas veias e artérias. O diabetes, que é uma doença genética, faz com que o pâncreas pare de produzir insulina e isso compromete vários outros órgãos. Quando você está doente, Paulo, com uma simples gripe, você mantém sua rotina normal e pede a Deus para melhorar ou toma um remédio? Quando uma pessoa tem uma doença grave, ficar só orando não resolve nada, são os medicamentos que podem salva-la (medicamento = ciênia). Acreditar que conseguir uma cura de Deus soa tão estranho quanto acreditar em práticas xamanísticas.

    5. Se você considera a Bíblia como um todo, lance mão das armas e vá matar muçulmanos, judeus, budistas, hinduistas, espíritas. Mate em nome de Deus, como ele bem instrui em Deuteronômios, capítulos 13, 16 e 17. Mate homossexuais também, pois Deus assim instruiu em Levítico 20.

    6. Pelo que bem entendi no seu penúltimo parágrafo, você propõe um Estado teocrático, pois o bem para a sociedade está nesse livro que tem essas e outras passagens? Paulo, existem outras sociedades que não compactuam com a Bíblia e vivem muito bem, como no Japão ou China, por exemplo. E outra: as coisas erradas existentes em muitos países, principalmente no Brasil, são fruto da corrupção política, na qual as religiões SEMPRE fizeram parte.

    ResponderExcluir
  16. 1. Exatamente, todos versiculos bíblicos deve ser analizados separadamente, dentro de um contexto remoto e um contexto mais amplo. Por isso existem os pastores que devem guiar, doutrinar e ensinar a Palavra com fidelidade. Para você é apenas um livro, use-o como quiser. Pra nós é a Palavra de Deus. Você nunca entenderá.

    2. Quando trata-se de micro organismo tudo bem. Mas falo mesmo é dos ETs, como nos filmes, no imaginário popular, disco voador com vida inteligente etc...pra mim é igual a duende, lobisomem, vampiro, falar com mortos, dr. fritz...a questão aqui é que tem gente que crer nisso, vive disso, propaga isso...ok tudo bem.

    Mas a serpente ali teve um significado e depois não houve mais conto ou fábulas mitologias, diz o texto em Genesis 3:15 na parte b "esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Essa profecia foi cumprida quando cristo venceu a morte.

    Apenas, aquele que tem ouvidos, ouça. Sei que não concordas, porém tb não concordo com um monte de fábulas, contos, ilusões de milhares de pessoas no planeta.

    3. Jesus, não precisa voltar hoje. O fato E QUE A GENTE SABE QUE EXISTIU. Ele voltará quando ele quiser. Os judeus ainda aguardam um Cristo(messias)...Cristo simplesmente existiu e não é uma lenda ou fábula, existe o documento jurídico da condenação dele por pilatos num museu na europa, meu tio Advogado Lula, não crer em Deus como eu creio, mas ele não nega a vida de Cristo. A questão e que Cristo ressuscitou, e pessoas morreram por isso...seria fácil apenas mostrar o corpo no quarto dia, e essa "lenda" não existiria. Leia um livro chamado Evidencias que Exige um Veredito. Muito bom.

    4. Sim, não é meu corpo que é perfeito. O ser humano é perfeito. Deus dotou ele superior a todo resto de sua criação. Isso é maravilhoso.

    Em Genesis 1.28 diz: "Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra."

    A linguagem aqui é simples, mas num sentido mais amplo, DEus tá dizendo que o homem teria poder de dominio, de inteligencia, de capacidade cientifica, tecnologica, filosofica....DEus não fez o homem para ser um alienado na igreja dizendo mantras...

    Todas as mazelas existente hoje, pasme...foi por causa do pecado...foi onde entrou a morte fisica e morte espiritual...por isso hoje sofremos. Mas isso enquanto estamos aqui, pois para quem crer segundo a Biblia, terá a vida eterna. Eu tenho essa convicção...tenho pena de nossa vó Bebé, que passou a vida toda na igreja catolica e hoje com 101 anos nao tem essa convicção, mas não porque não crer, simplesmente não ensinaram a ela a palavra.
    Deus dotou cada um com seu talento, mas para que DEus recebesse a gloria. O que é diferente de hoje, que é até uma piada entre médicos e advogados, que diz: o advogado pensa que é Deus, e o médico tem certeza que é.

    Outra coisa que aprendemos sobre doenças é a graça de Deus. Nós nos preocupamos com a carne, Cristo com o espirito, ELe quer curar o espirito da pessoa, se ele vai curar a enfermidade é lucro. Pessoas só querem a boa vida, e quando ficam boas logo esquecem de Deus. Na hora ruim é que O buscam...Deus disse a Paulo a minha graça te basta, o teu poder se aperfeiçoa na fraqueza.

    continua.

    ResponderExcluir
  17. 5. Ai é um equivo textual muitooo grande que você comete. Mas vou responde...aqui enquanto estiver debatendo, não pretendo deixar ponto sem resposta, embora que há coisa q não tem como explicar.

    Nunca faria isso. A não ser que recebesse a mensagem direta de Deus. Em outras palavras, se eu for amanha numa escola publica e matar crianças em nome de Deus, me prenda como louco. Nunca faria isso, deixar claro. Pois o que Deus tinha pra falar já falou nas Escrituras, e é de lá que vou ouvir a voz de Deus. No VT quando Deus diz para martar é para fazer exatamente como ELE diz, quando ELE diz para se purificar é para fazer exatamente como ELE diz...se é para Levar 200 bois e deixar 3 ovelhas, é para fazer como ele disse...enfim, por que isso? Por que é JUSTIÇA. Nós não entendemos o que é justiça, apenas dizemos 5 anos de cadeia, ou pena de morte, ou simplesmente 50 açoites...No VT Deus queria deixar claro que ele é AMOR mas é JUSTIÇA. No NT, manifesta-se a graça de DEus, ele não precisa mais matar, porém ele faz a mesma coisa com outras palavras, ele diz: Arrepende-te dos teus pecados. Ele dá uma chance (graça), mas depois diz: o salário do pecado é a morte (física "certa", mas a pior Espiritual) mas Deus dá a vida eterna gratuita. As pessoas rejeitam isso, e por isso seram condenadas sem piedade. Justiça de Deus.

    A questão é essa, pra nós tudo é Deus, Ele é soberando, é o senhor, é tudo...para o humanismo tudo é o homem, o homem é tudo, o homem é soberano, o homem é o senhor de seus atos. Eu, não quero o "eu" dominando minha vida, quero "Deus" dominando. Já fiz o contrário, e me arrependi. Não sugiro vc a mudar, pois sei que não vai...mas admiro sua busca.

    Obs. Quando qualquer pessoa faz "em nome de Deus" um ato assim - de matar, deve-se ter em mente o fanatismo da pessoa, ou o fundamentalismo... Não temos o direito de tirar a vida, muitos humanistas são a favor do aborto e da pena de morte...questões éticas como essas são delicadas, eu tenho o meu pensamento firme em relação a pena de morte, aborto, posse legal de arma, um cristão na guerra, um cristão na polícia, direito de defesa....
    Nunca seremos homens bombas ou assassinos, porém sabemos que até esses Deus perdoaria, mas nós dificilmente. Né verdade?

    6. Não proponho nada. Defendo apenas, que trocar a Biblia por um livro de bruxaria, é o fundo do poço. Isso fizeram nos EUA. Flávio, todas as culturas, familias e pessoas, tem seus principios eticos bem firmados...uma coisa é impor outra é ter uma referência...se Japão e China não usam a biblia, não importa é outra cultura.. cultura da tradição, do respeito aos mortos, dos antepassados, que hoje escravisa milhares de pessoas (china) e no caso do Japan que pregava um imperialismo, antes da II guerra, e hoje está redmida, porém capitalista e materialista... Prego a liberdade e igualdade para todos em termos políticos, mas o Brasil é o que é pela sua história repleta de erros e descriminação...porém os EUA e grande parte da EUROPA são o que são devido a Bíblia, quer você aceite ou não...E sem essa de meter o pau nos Americanos, pois quer vc aceite ou não lá a pessoa tem liberdade e dinheiro no bolso para ter uma vida digna, diferente da vida sofrida dos brasileiros.

    ResponderExcluir
  18. Só vim dizer que adorei a publicação! Vou imprimir e mostrar a uns amiguinhos alí! (6) (sem contar que vou divulgar o post! hahaha)

    ResponderExcluir
  19. Você publicou algo sem citar a fonte, querido.
    E mais, deverias ler a bíblia ao invés de sair por aí feito papagaio repetindo coisas que nem sabe...
    Leia ela toda primeiro, assim terá base suficiente para discutir. Ninguém tem argumentos que não conhece!

    ResponderExcluir
  20. Então, Paulo, quer dizer que nesse universo gigantesco de bilhões e bilhões de galáxias com bilhões e bilhões de estrelas, Deus só povoou 1 planeta? Um ínfimo e insignificante planeta?

    Cara, eu não duvido que Jesus tenha existido, até porque naquela época esse nome era comum. Além disso, ele aparece também em outras mitologias, como na islâmica. O que eu não acredito é que Jesus tenha sido com a Bíblia descreve.

    Você assume então que nosso corpo, mesmo com os problemas que eu citei e com todos os demais, ainda assim, é PERFEITO? Perfeito = sem defeitos. Tem certeza?

    Exatamente! Há pontos que não tem como explicar, nem você nem nenhum religioso jamais conseguirá explicar, pelo simples fato de que tais indagações (entre outras) não possuem hoje um argumento lógico que as defenda!

    Você diz que jamais mataria outra pessoa em nome de Deus, a não ser que o próprio Deus te ordenasse diretamente. Mas a Bíblia não é a própria palavra de Deus? Você não considera os 10 mandamentos que estão na Bíblia como palavra de Deus e os segue cegamente? Todas as outras coisas 'boas' que estão na Bíblia é palavra de Deus e você as faz, mas matar, que também está na Bíblia e também é palavra de Deus, você não faz. E pior: diz que o faria se recebesse uma ordem direta. Vai ver é isso que acontece lá no Oriente Médio, os caras recebem ordens diretas de Alá...

    E no seu último ponto, fizeste uma confusão danada. Mas vamos lá.. No comentário anterior, você diz que acha estranho os que são contra a Bíblia (leia-se: ateus) quererem o bem para sociedade. Então, em um Estado laico como o Brasil, é igualmente estranho que EU, como cidadão ateu, queria o bem para a sociedade já que não sigo a Bíblia, ou mesmo a República do Brasil querer o bem para seu povo sem ser um estado teocrático, baseado na doutrina bíblico-cristã. Foi isso que você disse, não foi? Em outras palavras, você propõe que a solução para o bem-estar das pessoas é elas seguirem a Bíblia, não importando a nacionalidade e a cultura dessa pessoa. Você disse isso, não disse? Só interpretei, usei outras palavras, mas traduzi o que você quis dizer. Em seguida, você diz que não propõe nada e fala em bruxaria, coisa que ninguém tinha falado antes. Então a nossa Constituição, laica, é um livro de bruxaria?

    A igualdade para todos não existe, isso sim é utopia, já que se em uma pequena comunidade há diferenças, há divergências, imagine num planeta de 6 bilhões de habitantes com as mais diversas culturas? Cada cabeça é um mundo, meu caro!

    E como assim a Europa e os Estados Unidos são o que são devido a Bíblia? O que dizer então dos vários países europeus que estão na vanguarda da homoafetividade legal? Espanha e Portugal, dois dos países mais religiosos que existem, não seguem o preceito bíblico da união familiar ser igual a homem + mulher e já estabeleceram e aprovaram a união homoafetiva. Na Grã-Bretanha, origem da sua crença, casais homoafetivos já podem adotar crianças e constituir família através de uma associação civil desde 2002! No seu tão idolatrado Estados Unidos, a união já é permitida também de uma forma ou de outra em 3 estados!

    Pra encerrar minha palavra por enquanto, deixo esse seu excelente comentário:

    "Quer você aceite ou não lá (nos EUA) a pessoa tem liberdade e dinheiro no bolso para ter uma vida digna, diferente da vida sofrida dos brasileiros".

    Então vida digna, para um cristão que se preocupa mais com o espírito do que com o corpo ou bens materiais, é ter dinheiro no bolso? Parabéns!

    ResponderExcluir
  21. Poli, quem disse a você que eu nunca li a Bíblia? Também acho muito estranho alguém criticar sem conhecimento de causa e isso também me dá agonia. Fica sossegada que nada aqui é baseado em 'achismo' não, tá? =)

    ResponderExcluir
  22. Então, Paulo, quer dizer que nesse universo gigantesco de bilhões e bilhões de galáxias com bilhões e bilhões de estrelas, Deus só povoou 1 planeta? Um ínfimo e insignificante planeta?

    Cara, eu não duvido que Jesus tenha existido, até porque naquela época esse nome era comum. Além disso, ele aparece também em outras mitologias, como na islâmica. O que eu não acredito é que Jesus tenha sido com a Bíblia descreve.

    Você assume então que nosso corpo, mesmo com os problemas que eu citei e com todos os demais, ainda assim, é PERFEITO? Perfeito = sem defeitos. Tem certeza?

    Exatamente! Há pontos que não tem como explicar, nem você nem nenhum religioso jamais conseguirá explicar, pelo simples fato de que tais indagações (entre outras) não possuem hoje um argumento lógico que as defenda!

    Você diz que jamais mataria outra pessoa em nome de Deus, a não ser que o próprio Deus te ordenasse diretamente. Mas a Bíblia não é a própria palavra de Deus? Você não considera os 10 mandamentos que estão na Bíblia como palavra de Deus e os segue cegamente? Todas as outras coisas 'boas' que estão na Bíblia é palavra de Deus e você as faz, mas matar, que também está na Bíblia e também é palavra de Deus, você não faz. E pior: diz que o faria se recebesse uma ordem direta. Vai ver é isso que acontece lá no Oriente Médio, os caras recebem ordens diretas de Alá...

    E no seu último ponto, fizeste uma confusão danada. Mas vamos lá.. No comentário anterior, você diz que acha estranho os que são contra a Bíblia (leia-se: ateus) quererem o bem para sociedade. Então, em um Estado laico como o Brasil, é igualmente estranho que EU, como cidadão ateu, queria o bem para a sociedade já que não sigo a Bíblia, ou mesmo a República do Brasil querer o bem para seu povo sem ser um estado teocrático, baseado na doutrina bíblico-cristã. Foi isso que você disse, não foi? Em outras palavras, você propõe que a solução para o bem-estar das pessoas é elas seguirem a Bíblia, não importando a nacionalidade e a cultura dessa pessoa. Você disse isso, não disse? Só interpretei, usei outras palavras, mas traduzi o que você quis dizer. Em seguida, você diz que não propõe nada e fala em bruxaria, coisa que ninguém tinha falado antes. Então a nossa Constituição, laica, é um livro de bruxaria?

    A igualdade para todos não existe, isso sim é utopia, já que se em uma pequena comunidade há diferenças, há divergências, imagine num planeta de 6 bilhões de habitantes com as mais diversas culturas? Cada cabeça é um mundo, meu caro!

    E como assim a Europa e os Estados Unidos são o que são devido a Bíblia? O que dizer então dos vários países europeus que estão na vanguarda da homoafetividade legal? Espanha e Portugal, dois dos países mais religiosos que existem, não seguem o preceito bíblico da união familiar ser igual a homem + mulher e já estabeleceram e aprovaram a união homoafetiva. Na Grã-Bretanha, origem da sua crença, casais homoafetivos já podem adotar crianças e constituir família através de uma associação civil desde 2002! No seu tão idolatrado Estados Unidos, a união já é permitida também de uma forma ou de outra em 3 estados!

    Pra encerrar minha palavra por enquanto, deixo esse seu excelente comentário:

    "Quer você aceite ou não lá (nos EUA) a pessoa tem liberdade e dinheiro no bolso para ter uma vida digna, diferente da vida sofrida dos brasileiros".

    Então vida digna, para um cristão que se preocupa mais com o espírito do que com o corpo ou bens materiais, é ter dinheiro no bolso?

    ResponderExcluir
  23. 1. Pode provar o contrário com base científicas? Ou apenas tem fé que existam povos em outros planetas?

    2. Você crer mais em povos de outras constelações do que em Jesus. Jesus é considerado para o Islamismo um grande profeta, porém eles tem o Maomé como o principal profeta.

    3. Aqui é uma questão de interpretação do que vc quer dizer sobre imperfeito ou perfeito. Falo perfeito no quesito fisiológico. E não imperfeito no quesito patologico. Ja parou pra pensar sobre o funcionamento do ouvido? como ele capta o som, e como vc consegue distinguir cada onda sonora? pequeno exemplo, mas eu acho isso divino.

    4. Exatamente, faria se ELE mandasse. porém vc não entendeu a retórica aqui...Eu não creio mais que Deus fale (revele) algo novo a alguem como algo do tipo: Mate! Caso apareça alguem com essa ordem, prenda como louco, mesmo que seja eu. Porém o que creio é o que Deus tinha pra falar (revelar), Ele revelou na Bíblia. Lá não encontro razão para matar. Nas passagens que vc usa, como falei era um contexto especifico para justiça de DEus. Mas não encontro base em linhas gerais na Palavra para isso. Em outras palavras um ser que usa esse texto para justificar seu crime, usou o texto fora de contexto por pretexto. Não distorça minhas palavras, considere as retoricas q uso.

    5. Não, não é um livro de bruxaria, não sei de onde tirou isso. Mas exato, estado laico, "não apoiando nem se opondo a nenhuma religião". Porém há uma grande corrente ideologica que se opõe a Biblia, tradição moral e aos bons costumes familiares. Por favor, dá uma olhada nesse link, e se quiser pode escrever outro post. http://www.baptistlink.com/creationists/greatamericans1.htm

    6. Pois é, por isso basta apenas a Terra para Deus governar, não é? =)

    7. Pois é, leia o link: http://www.baptistlink.com/creationists/greatamericans1.htm
    Ainda respondendo...de fato, há mudanças na sociedade: abolição da escravidão, direitos das mulheres...No nesses paises, eles chegaram nesse ponto após resolver os problemas básicos da sociedade, emprego, saude, educação, transporte, alimentaçao...No Brasil, tem tanta coisa para se fazer que se perde por tem os que defende o casamento gay e a legalização da maconha por exemplo. Nada contra cada um defender seus direitos, mas há muito o que se fazer nesse país, porém o povo não sabe o que quer, ou melhor, sabe - pão e circo.

    8. Não quis dizer isso. Não sou materialista, longe disso. Nao fale por mim. Digo que eu gostaria que o meu povo tivesse dignidade e paz, seja ele pobre, rico, branco, moreno, negro, hetero, homo, só isso. Espiritualmente estou muito bem e prego a paz do Espirito, mas falo em nome das pessoas com quem convivo, falta muita coisa na sociedade brasileira. Enquanto isso lá no rio, os políticos querem um caro de luxo para trabalhar. Onde já se viu essa pouca vergonha, só no brasil, pois em paises de primeiro mundo os políticos vão de metro.
    De fato, eu morei nos EUA, e lá eu fui um zelador e como zelador e tinha um apt, com tudo dentro, tinha carro, tinha dinheiro para poder comprar coisas, tinha uma igreja, tocava bateria lá no louvor...Aqui se fosse zelador, seria discriminado, sofreria preconceito, poucos iriam dá bom dia e obrigado, teria um salário baixo...Isso não me deixa feliz, pelo contrário...fico indignado. Queria que cada pessoa recebesse dignamente pelo seu trabalho. Mas no brasil há desigualdade social, e há preconceito com pobres. Isso sou contra. Trabalhei 6 anos no Ibura em Recife, te pergunto, vc poderia ir lá pra mim qualquer dia desses visitar uma igreja q trabalhei? Você poderia apenas levar uma cesta basica para meu amigo Quiel. Vc pega Joana Bezerra, desçe no Barro e pega o onibus UR-5 e desce após a fonte milagrosa. Faria isso por mim? Fiz esse trecho por 6 anos. ps. se for não vá com a camisa do Sport.

    ResponderExcluir
  24. P.s. No ibura perdir meus 2 primos, e lá trabalhei 6 anos. Lá é um lugar q ninguem quer ir. te medo, preconceito...Mas quem vai lutar por eles? Quem vai lutar pelos direitos sociais deles? esse é um exemplo de como nosso país tem problema. E isso parte meu coraçao. Eu pelo menos me importo com isso e faço algo prático.

    Por enquanto é só...no mais tamos ai.
    Acho melhor vc vim logo pra cá para gente debater pessoalmente. Abraço

    ResponderExcluir
  25. Não tenho provas científicas nem tampouco tenho fé. Apenas vou pela lógica: se existem bilhões de sistemas no universo, imaginar que apenas temos vida inteligente aqui na Terra é um descaso muito grande. E além disso... somos primatas demais para sermos 'inteligentes'.

    Você falou aí no ouvido, e como ele capta o som, e acha isso divino. Mas o próprio ouvido se desmantela com o passar do tempo, sem contar as pessoas que já nascem surdas eu ensurdecem no decorrer da vida. Divino, também?

    Outro problema do cristianismo é que Deus só aparecia naquele tempo e a vida de Jesus só foi documentada até os 13 anos, mais ou menos, e depois disso já perto de sua morte e ressurreição, com um hiato de mais ou menos 20 anos. Depois disso, nem Jesus voltou nem Deus apareceu mais.

    Eu li o link que você citou, mas ele é teísta, né? De toda forma, a maneira com que o Reino Unido conduziu a 'exploração' de suas terras foi BEM diferente da maneira com que os demais países conduziram (Holanda/Portugal/Espanha/França). Praticamente todas as colônias britânicas prosperaram: EUA, Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong, etc.. e mesmo quando encontraram algumas dificuldades, como no Canadá ou na África do Sul, conseguiram prevalecer. Hoje no Canadá há um forte movimento separatista por lado da província francófona (Québec), mas com ou sem Québec, o Canadá desenvolveu-se. Na África do Sul, mesmo com toda a tradição e cultura dos povos locais, e recentemente com o apartheid, querendo ou não, a África do Sul é o país mais rico e desenvolvido da África. Nem se compara aos demais. Isso sem contar pequenas ilhas que também não foram subjugadas. My point is: não é a palavra de Deus que fez com que os EUA tenham se tornado uma potência, muito embora a religião tenha ajudado. O RU em momento algum explorou suas colônias, pelo contrário, as povoou e deu liberdade. Isso facilitou muito!

    Paulo, existem outros povos que desconhecem ou ignoram, parcialmente ou por completo a existência do cristianismo, e mesmo assim, são membros de uma sociedade decente (não considere decente como SEU ponto de vista).
    Exemplos? Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Malásia, Japão, China, Coréia do Sul. Da mesma maneira, existem também países predominantemente cristãos que também são desenvolvidos, como Estados Unidos, Inglaterra, etc. Ou seja: ser desenvolvido ou não independe de religião, mas de todo um contexto histórico que não pode ser ignorado, em hipótese alguma, para se discutir esse assunto.

    Enfim... estarei aí em Maceió assim que puder. Topas uma entrevista, ou uma conversa mesmo para que eu possa reproduzir aqui? Se não, tudo bem, conversaremos da mesma maneira =D

    Abração!

    ResponderExcluir
  26. 1. Tenho provas históricas da existencia de Cristo (Bíblia, Flávio Josefos, textos bizantinos...) e prova na fé, pois depois 2011 anos após sua morte, continua transformando vidas. Pela lógica vc deveria crer em Deus que inspirtou mais de 40 homens por 1500 anos para escreverem a Biblia. Isso não é lógica isso é FATO. Há algo especial nisso. O incrível é pensar que pela suposta "lógica" exista vida fora da terra e ainda supor que é inteligente, ela não poderia pelo menos ser primata?
    Não somos primatas, somos inteligentes sim, e muito por isso estamos aqui nesse debate. Deus nos deu inteligencia, capacidade e racionalidade.

    2. Como falei, patologia é uma coisa, perfeição é outra. Tecnicamente ninguem e perfeito... né verdade? porém considere o que chamamos de sistema nervoso, sistema endócrino, os sentidos, o sistema respiratorio...tudo não funcionam perfeitamente? tudo bem vc não crer em Deus, mas ser cético a esse ponto não dá.

    Outra coisa, pela sua logica que possa haver a vida fora da terra, não seria a mesma lógica de crer na evolução e afirmar que apenas os homens evoluiram dotados de capacidade especial, a saber a sua inteligencia, fala e capacidade motora, diferente dos animais? Me pergunto, pq o elefante não pensa e se comunica com a gente? pq o carrocho ao inves de nos obedecer não deveria nos dá ordem? Why why só a gente evoluiu? Se há vida inteligente fora da terra, pela logica, outros seres deveriam evoluir aqui na terra...ou o ser humano é exclusivo demais?

    3. Não é problema do cristianismo, nem do judaísmo. Deus só revelou aquilo que Ele queria revelar. o que tem na Bíblia é o que precisamos. A bíblia relata que apos sua morte ele apareceu a muita gente. Dirente de Bin Laden, morreu e até agora nem foto temos dele, só uma certeza, que ele não era deus. Já Jesus, bastava os romanos ou judeus mostrarem o corpo no quarto dia e ai nao existiria cristianismo, nem o NT. Mas a história mostra o contrário.

    4. O brasil é brasil pela sua colonização, esqueça por um momento a Bíblia. A forma como o brasil foi colonizado...pense sobre isso. Não sou tão bom sobre história. Mas houve uma bagunça aqui, uma exploração sexual de negros e indios, a igreja catolica catequisava indios, exploradores de terras...Os judeus sairam de Recife e formaram NY. Não estou aqui para dizer o que é certo ou errado, homossexualismo, drogas, traição, corrupção, etc etc tenho minhas convicções eticas, moral e religiosa...

    Mas te dou um exemplo de cultura, no brasil é normal fila, pescar, colar numa prova. Prova de OAB, faculdade etc...isso é normal provavelmente vc deve ter feito isso. Éticamente isso é roubo, e em outras palavras futuramente esse cara será o meu médico, meu advogado, meu político, meu engenheiro... Nós convivemos com isso e nos conformamos. Antes de ser crente eu nao filava, e depois é que não filei mesmo...mesmo tirando 8 e vendo pessoas tirando 10 filando, não me esquentava, porém aquela pessoa é corrupta desde a faculdade. Assista o filme: clube do Imperador.

    Tamos ai.Entrevista, claro to a disposiçao.

    ResponderExcluir
  27. 1. O que você tem são escritos de seguidores de uma religião - o que não comprova absolutamente nada do ponto de vista científico. É o mesmo que seus pais expedirem um atestado de antecedentes criminais em seu benefício. Quanto à existência de Jesus, é o que eu já disse, Yeshua era um nome comum na época. Fora a Bíblia, não há nenhuma prova da existência de um filho de Deus como o livro prega.

    2. Quando eu digo que somos primatas, é preciso ter um pouco de cabeça aberta pra entender o comentário. Somos primatas porque agimos como tal em muitas oportunidades. Isso é fato.

    3. Sim, todos esses sistemas que você citou são realmente muito bem feitos! De fato, o corpo humano (e os demais corpos animais) são realmente bem constituídos, cada parte com uma função específica, uma perfeita divisão do trabalho. Fayol ficaria orgulhoso dessa minha observação, hehehe. MAS, CONTUDO, ENTRETANTO, perfeito, não é. Se fosse perfeito, não teria defeitos. Se fosse perfeito, não nasceriam crianças siamesas ou com 6 dedos, ou com sopro no coração, ou natimortas. Se o corpo fosse perfeito, não existiriam todos os defeitos que a medicina observa. Se fosse perfeito, se autocuraria e destruiria sozinho as células cancerígenas, por exemplo.

    4. Paulo, não confunda as espécies animais! Porque um peixe é um peixe e um pássaro é um pássaro? Porque peixe não voa nem pássaro não nada? Só não vale a resposta 'porque Deus os criou assim'. Respostas baseadas em fatos! E não é que só nós tenhamos evoluído. Todas as espécies evoluíram e estão em constante evolução, inclusive nós, humanos. Porque que os nórdicos são substancialmente mais altos e fortes, enquanto japoneses são mais franzinos e amarelados, enquanto que os africanos são quase em sua totalidade negros? Lembre-se: respostas plausíveis, e não 'porque Deus os criou assim!'.

    5. Bin Laden... DEUS?! Que viagem, cara! Ele era o líder de uma rede terrorista, só isso. Um guerrilheiro extremista, um radical. Nada mais.

    6. Como esquecer a Bíblia para culpar a colonização do Brasil? Foram os Jesuítas que tiraram a cultura dos índios e os catequizaram! Foi em nome de Deus que os jesuítas ensinaram o latim e o português ao índio e o forçou a esquecer o tupi, o guarani, etc. Foi a Igreja Católica que empurrou Deus e a Bíblia goela abaixo dos índios.

    7. Essa cultura brasileira de filar, ou fraudar, é exclusivamente brasileira, Paulo? É preciso que a sociedade esteja num nível cultural e intelectual muito forte, sem contar uma maturidade latente como sociedade também, para que esse tipo de coisa seja raro em um povo. Fatalmente, não somos nem temos nada disso. E não estamos sós, infelizmente.

    Então tá combinado, quando eu for praí a gente vê o que dá pra fazer, um vídeo ou só uma entrevista via áudio mesmo. Vai ser bacana. =D

    Abração!

    ResponderExcluir
  28. respostas curtas.

    1. Leia o livro "Evidências que Exige um veredito." de Josh McDowell. http://pt.scribd.com/doc/4902490/EVIDENCIA-QUE-EXIGE-UM-VEREDITO-Josh-Mc-Dowell

    Open your mind.

    2. O que vc chama de primata - "agir como tal" for algo negativo, eu chamo de pecado.

    3. Perfeito se tratando de criação divina, imperfeito se tratando do pecado (queda do homem Genesis 3)

    4. brancos, negros, amarelos, pardos, aves, peixes, répteis, insetos, mamiferos, plantas, vegetais, etc. Deus foi muito ciativo.
    Como não confudir com animais? Afinal para os evolucionista o homem veio de um macaco ou não?

    5. Sim, para muito seguidores dele ele é um deus. Para nós um guerrilheiro extremista. Jesus para mim é Deus, para você ele é um nome comum num passado distante.

    6. Exato a igreja Católica. Que pena.

    7. Ou seja, seriam povos de outras culturas com nível cultural muito forte mais evoluidos que nós brasileiros? Ou é falta de lapada mesmo?

    Abraço no aguardo.

    ResponderExcluir
  29. Como eu vou ler um livro subtitulado "Evidências da Fé Cristã", se fé significa crer sem ter evidências? Além disso, o autor é um evangélico também, ou seja, volto ao argumento anterior: um cristão testemunhar em defesa da Bíblia e escrever um livro enumerando evidências da fé cristã para serem tomadas como provas absolutas é o mesmo que pai assinar um atestado de antecedentes criminais para nós dois. Não tem valor nenhum!

    E quando eu digo 'somos primatas e agimos como tal', não é algo negativo, é apenas a constatação empírica dos fatos. Se for pra entrar no campo da psicologia, teremos mais 30 comentários de cada um, hehehe...

    E não é que para nós, evolucionistas, o homem tenha vindo de um macaco. De fato, viemos, mas esse não é o fim do processo. O macaco não surgiu do nada, também. Entretanto, homens, macacos, peixes, aves, répteis, etc, são espécies DIFERENTES. Não se pode comparar um homem com um peixe nesse sentido, é o mesmo que comparar um fogão com um travesseiro.

    E sim, existem povos muito mais evoluídos culturalmente que nós. Os chineses, por exemplo. =)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  30. 1. Hum deixe-me ver:
    a) não devo considerar nada que um evolucionista fale do evolucionismo.
    b) não devo considerar nada que um ateu fale do ateísmo.
    c) vc tem preconceito com literatura evangelica, o q n deveria pq vc prega a liberdade de pensamento.
    d) o autor não era evangelico quando começou a escrever...se converteu durante a pesquisa.
    e) Julga o livro pela capa, o que não deveria partir isso de vc, já que é bem evoluido intelectualmente falando.
    f) o livro busca compreender o pq da fé dos cristãos e não explicar a fé.
    g) VC pergunta: "Como vou ler um livro..." simples, pela humildade que vc tem. Ou vc sugere que eu deveria evitar a leitura de Ludwig Feuerbach só pq ele é ateu?

    2. Não considero o homem primata. Pelo contrario, estamos digitando num computador via internet. O primata escreveria na parede traços.
    Agora se o que vc quer dizer é que esse homem tem ações primatas no sentido "ação impensada" ou "irracionais" ou "agir por extinto" ai entra mesmo a piscologia, mas cuidado para não ofender aqueles que tem distúbios mentais chamando-os de primata.

    Mas enfim, explique-se vc fala primata no sentido da musica "homem primata capitalismo selvagem", que é uma poesia músical do contexto social ou vc fala apenas do nosso limite intelectual dos fatos?

    Eu, no sentido da música, considero o homem corrupto (primata) de acordo com: “Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá? Jeremias 17.9-10

    3. Crie um post: Contradições Evolucionistas.
    Exato, o macaco nao surgiu do nada, ou Deus criou ou ele veio da ameba.
    Não quero comparar o homem com peixe, nem geladeira com cama...Simples...o homem veio do macaco ou não?
    Se não - tudo bem. Deus criou.
    Se sim - não sei pq após bilhões de anos o cachorro apenas late.
    Como é que você afirma ter vida inteligente fora da terra (pq vc considera essa possibilidade extremamente plausivel) e limita que na terra só os seres humanos podem falar e pensar enquanto o animal e apenas um animal?

    O que vc entende dsso:

    "Porque os atributos invisiveis de Deus, assim seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio de das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, nao glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória de Deus incorrúptivel em semelhança da imagem de homem corrupitivel, bem, como de aves, quadrupedes e répteis."

    no aguardo.

    ResponderExcluir
  31. Eu prego a liberdade do pensamento, não o aprisionamento do pensamento em dogmas religiosos! A diferença é muito grande. O porquê da fé dos cristãos eu sei, e todo mundo sabe! Eu posso até ler o livro a título de curiosidade, mas não posso nunca pegar um livro teísta e usá-lo como prova ou explicação para qualquer divindade.

    Eu quero provas, Paulo, provas! Não sou cientista, mas sou livre dos dogmas. A ciência trabalha em cima da observação, em cima dos fatos, em cima do palpável. A ciência nunca achou nenhuma prova de Deus, mas já achou inúmeras provas (ou no mínimo, indícios fortes) da evolução e da abiogênese. Já em relação a qualquer tipo de divindade, as únicas 'provas', por assim dizer, são os seus próprios escritos - o que não prova absolutamente nada.

    Quando eu falo homem 'primata', quero dizer o seguinte: somos em uma boa parte do tempo mais irracionais do que racionais. Possuímos instintos animais nas formas mais primitivas: na busca por comida, na busca pela reprodução, na luta pela sobrevivência. O resto é fruto da evolução (!) tecnológica. Se há milhares de anos caçávamos em busca de um pedaço de carne, hoje somos escravizados em empresas durante 8h por dia em busca do mesmo pedaço de carne. Ainda fazemos de tudo (não leia isso literalmente) por comida, ainda brigamos pela vida da mesma maneira, só o que mudou foram os recursos que temos à nossa disposição. A música é só mais uma reflexão sobre o que eu disse. Ainda buscamos as mesmas coisas do que os nossos parentes distantes, só que de forma diferente.

    Não existem contradições evolucionistas! O macaco não surgiu do nada, veio de um macaco primitivo, que veio de um animal mais primitivo, que....................................., que veio de uma ameba. É exatamente isso! Bom, os cachorros latem, os pássaros cantam, a gente fala e cada um cumpre seu papel. E olhe que tem papagaio que fala, viu? Isso é ou não é evolução?

    Em momento algum eu afirmei que existe vida inteligente fora da vida, eu falei que é praticamente impossível não haver. E quem disse que só os seres humanos pensam? A gente só consegue compreender a nossa própria inteligência, e isso é só mais um reflexo da nossa primitividade. Mas é fato científico, comprovado, que os golfinhos se reconhecem em frente ao espelho. Isso é ou não é inteligência? Como os cachorros se comunicam, então? Como os animais agem em bando? Como é que os pássaros que migram voam em formato de V? Eles aprenderam, de uma forma ou de outra, que voar assim favorece o deslocamento deles, diminuindo o atrito com o ar e consequentemente seu esforço, ou não?! Paulo, essas são poucas das inúmeras provas da EVOLUÇÃO. Nós, seres humanos, temos cerca de 99% de semelhança genética com os macacos. Isso é prova da evolução ou não? Em algum momento uma subespécie dominou a outra e se desenvolveu, e aí separaram-se os homo sapiens dos demais. Em um longo processo, de milhões de anos, o homem desenvolveu a inteligência e as outras espécies também! Só que cada uma de sua forma. Como é que as tartarugas sempre voltam à praia em que nasceram para pôr novos ovos? Como elas sabem onde fica a PRAIA EXATA onde elas nasceram, mesmo nadando em todo o oceano?

    ResponderExcluir
  32. Deixa eu te fazer uma pergunta: imagine, há 10 mil anos atrás, um homem ver uma coisa no ar que não era um pássaro. Como ele explicaria? Como esse mesmo homem entenderia um fenômeno (hoje simples) como o da passagem das estações durante o ano, se nem marcação de tempo ele tinha na época? De uma hora pra outra tava um clima quente e começava a chover. E o inverso. Tava tudo frio e chuvoso, e de repente o céu abria. COMO ele explicaria, compreenderia e conviveria com isso? Simples: criando a imagem de um ser superior que mandasse em tudo aquilo. As mitologias sempre existiram porque o homem nunca conseguiu explicar muito da natureza. Qual foi a última mitologia que surgiu? A cristã. E sabe por que? Porque nos séculos seguintes a ciência apareceu e começou a explicar muito dos fatos que somente as crenças tentavam explicar.

    O homem, sem conhecimento dos fatos ao seu redor, fica perdido. Na época das grandes navegações, achava-se que o mundo era achatado e ao final do oceano existiria um vale e tudo cairia. E veja bem: isso era a crença comum da época, era o senso comum. Hoje, 600 anos depois, a gente sabe que não tem nada a ver.

    Veja um post aqui no blog sobre o Terremoto de Lisboa e Voltaire. Na época do grande terremoto que destruiu quase toda a Lisboa, acreditava-se que tinha sido uma vontade divina, ou mesmo que Deus não tinha feito nada para evitar, pois estava com raiva. Hoje a gente sabe que Deus não tem influência nenhuma em terremoto nenhum, que são puramente o reflexo do movimento entre as placas tectônicas. Isso a ciência EXPLICA, e cai por terra mais um mito.

    A tendência é que daqui a 100 anos, muitos dos mitos de hoje em dia sejam simplesmente explicados pela ciência. Talvez daqui a 200 anos, 'escrever em um computador' para a sociedade de então seja tão primitivo quanto nós achamos primitivo pergaminhos da Idade Medieval.

    Isso tudo que falei reflete sobre o trecho que você comentou.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  33. 1. Eu tb prego a liberdade de pensamento. Não sou da igreja católica. O Papa é Closed Source a bíblia é um Open Source.

    Mas não sejamos inocentes, vc bebe de algum pensador, alguma teoria, alguma vertente...logo vc é prisioneiro por exemplo do dogma evolucionista. E dela vc não sai, logo?

    2. Ok, ciência e fé não se misturam e quem tá aqui dizendo o contrário. Mas considere o que diz Enézio de Almeida Filho: " Contudo, meu ceticismo ao ‘dogma central’ darwinista não é baseado em relatos da criação de textos sagrados. Foi a séria e conflituosa consideração do debate que ocorre intramuros e nas publicações científicas há muitos anos sobre a insuficiência epistêmica da teoria geral da evolução."

    Voce se considera livre de dogmas, mas na verdade vc é um defensor desse ‘dogma central’ darwinista. Simplesmente pq vc não considera uma outra mínima possibilidade, ainda que haja um outro ser criador de tudo isso. Além de que vc não aceita nada q venha da Bíblia. Então nem perderei meu tempo colocando citações. Logo, esse post é nulo, pq, pra que bater de frente com algo que vc não considera? Em outra palavras a biblia é insignificante para vc, pow é um livro de fé! Entende o q quero dizer? Pq se vc é um livre pensador, vá debater sobre tudo menos sobre fe, a bíblia fala e fé, então não se incomode com ela, mas penso, se vc faz e bate de frente com a fe de outros, isso não seria uma forma de preconceito? Ou seja, eu vou preso se tiver preconceito com gay ou negro, agora vc pode ter preconceito livremente com a fé alheia e não da em nda...entende meu ponto de vista? ou seja, qual teu objetivo? questionar a fé de forma saudável? ou detonar a fé alheia, já que vc tá mais para ciencia do que fé?

    3. Flávio, não somos primatas nesse sentido. A piscologia fala da piramide de Maslow, que tem bastante fundamento.
    Mas dúvido se a polícia e a justiça vai considerar uma mulher que entra no supermecado para pegar um pacote de leite ou um pão para saciar sua fome de 2 dias como uma primata...longe disso...Existem milhares de pobres que estão longe de ter um sub emprego de 8h e eles nem primatas são...são considerados como animais sem raça por muitos... por isso...pelo contrário o homem é bem evoluidozinho para ser corrupto e querer mais e mais e ser indiferente com os pobres.

    4. Pois é ainda não consigo entender...pq só o homem é que tem o privilégio de pode ter um raciocinio logico e comunição inteligente... e os cachorros apenas falam e obedece o homem, até os golfinhos obedecem o homem, até o elefante no circo é inteligente q só, mas obedece o homem...até o papagaio responde ao homem, duvido o papagaio mandar o homem falar. Flávio vc considera pelo menos mínimo haver vida inteligente fora da terra, mas não entende que aqui na terra a única vida inteligente é do homem...pq pq pq??? Eu respondo pra vc: Porque Deus criou o homem com um propósito, se comunicar com Ele, e dá a Ele louvor pela criação. Mas veja como vc quiser. =)

    ResponderExcluir
  34. O evolucionismo não tem nenhum dogma. Se amanhã descobrirem que tá tudo errado e outra teoria mas correta surgir, a ciência não terá problema nenhum em admitir isso. Já as religiões não mudaram absolutamente nada de 2 mil anos pra cá. Dogma quer dizer verdades que não podem ser questionadas nem mudadas. Não existe dogma na ciência. E sim, eu leio e estudo vários cientistas e pesquisadores e escritores. Vários.

    Bom, o argumento cristão diz que a Bíblia é a prova de tudo, palavra de deus e etc. Vc tá dizendo que é um livro de fé.

    Cara, eu não tenho preconceito nenhum contra fé nenhuma, dizer isso é distorcer minhas palavras. Meu propósito com esse blog é demonstrar todas as safadezas que AS igrejas fizeram ao longo do tempo e suscitar nas pessoas uma busca pela verdade, se livrar do aprisionamento intelectual e moral no qual elas vivem mediante as igrejas. Eu aponto o que eu enxergo como errado e debato, não tem essa de detonar. A própria fé já é autodetonadora quando alguém a questiona, por mais sutil que seja o questionamento.

    Essa questão de ser primata ou não deixa pra lá, tu não entendeste o que eu quis dizer, hehehee..

    E novamente eu digo: a única vida inteligente na Terra NÃO é a do homem. Animais que obedecem aos homens são frutos de muito treinamento, mas naturalmente, nenhum animal obedece ao homem. Te refaço a pergunta explicitamente: o que é então, senão inteligência, a capacidade dos pássaros migradores de voarem em forma de V? o que é a capacidade das tartarugas de retornarem à praia exata em que nasceu para desovar? Só me responde isso.

    Então Deus criou o homem com o propósito de se comunicar com Ele. Ele tava se sentindo só, era?

    ResponderExcluir
  35. 5. Mais completo no item 4 acima. Mas então só para fechar...se o cachorro é tão inteligente assim coloque ele na sala de aula...Flávio uma coisa é instinto animal...outra é submissão...porque vc não experimenta obedecer as ordem de um leão? Eu sei a diferença da inteligencia entre um ser racional e de outro não racional...mas a evolução foi generosa com o homem. neh verdade?

    assim como vc considera a possibilidade de vida fora da terra, considere tb um pouco a possibilidade de haver um Deus que criou o homem inteligente.

    6. Mitologia cristã a ultima que surgiu? Paulo debatia com gregos - atos 17:23 - já naquela época existiam filósofos que paulo batia de frente... Flávio, vc deveria bater de frente com a astrologia, signos etc. com os indios que canta pra chover...etc... essas coisas não é de nossa natureza...o sol é sol, a lua é lua...tudo é criatura de DEus, não há mitologia nisso...não há um zeus, um poseidon, uma antenas, uma afrodite....temos um único Deus, criador de tudo. Cada um escreve o que quer...a Bíblia é diferente de qualquer coisa 40 autores. O problema é que vc tão certo como o flamengo nao aceita o titulo do sport , vc não aceita a biblia...

    7. “Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;"(Isaías 40:22)

    A bíblia já afirmava q a terra era redonda, a igreja catolica que negava. Há esqueci que vc não aceita a Biblia. Tudo bem não aceitar, mas colocar coisa q ela não diz não dá.

    8. Realmente sobre terremotos e tsunamis, não posso negar que tudo isso se explica pela ciencia, assim como uma dor de cabeça que eu resolvo com um medicamente. Mas nada disso tira a soberania, gorverno e preservação de Deus sobre a terra de forma geral e de forma individual. Assunto que você não aceita, mas está contido tb na biblia de forma exaustiva.

    9. Ninguem aqui tá falando de tecnologia. Mas te garanto que se Cristo não voltar daqui a 300 anos, a Biblia ainda será considerado o livro mais lido e mais vendido e mais influenciador do mundo...Jesus ainda será o mesmo que se fala hoje...e que em relaçao a ciencia muito mais correntes e divergências irá surgir.

    Aguado os proximos..

    ResponderExcluir
  36. 1. Flávio, há correntes divergentes dentro do evolucionismo e da ciencia. Se liga! Exemplo bobo: um dia atraz o ovo fazia mal, hoje o ovo faz bem. Já a religião houve a reforma protestante, ual isso foi incrível, tirou-se o poder do papa. Porém pessoas definiram pontos de vista que a biblia aborda e que não tem como alterar - dai surgem a Teologia Sistemática.
    Qualquer pessoa pode questionar ou pensar diferente, mas só não podem alterar a Biblia. Ou seja se a Biblia afirma que Jesus é Deus. Ponto final...se surgir alguem que pense diferente, ok escreva seu livro e defenda sua tese. O que não pode é a pessoa querer mudar o texto biblico ao seu bel prazer ou dizer. Ou quando vc escrever seu livro, eu chegue pra vc e diga, não concordo com esse capitulo, eu vou reescrever e na proxima edição a gente faz, mas do meu jeito? seria certo isso?

    2. Sim sim, para nós é um mapa que mostra o caminho, é a luz que ilumina o caminho, é o manual técnico do homem, assim como o manual da tv é para tv. Embora vc não aceite e muitos outros, a Biblia é completa, não há nada parecido.

    3. Flávio pelo contrário a fé liberta a pessoa do pecado...mas isso vc não crer. ótimo! sem pro. Mas de fato...a igreja catolica aprisiona pessoas ate hoje...outras seitas tb, concordo com vc, e novas igrejas como as pentecostais e neo pentecostais aprisionam e alienam pessoas...mas estude sobre a Igreja Presbiteriana. Eu sou completamente livre, mas não sou "tolo" (não quero ofender ninguem) não não considerar a existencia de Deus. Não me considero tão inteligente, não superior, tão grande, pelo contrário...há algo maior, há algo mágico nisso, a biblia é um livro fantástico, ele tá tão claro pra mim, posso entender claramente que a vida tem um proposito, tem uma razão, qe não estou por acaso, sem um fim ou smplesmente para curtir ao máximo pq depois vou morrer e tal...pelo contrário eu tenho uma razão de existir, sei de onde vim, e pra onde vou...isso para mim é libertador e esclarecedor.

    4. Exato, naõ somos primatas. =)

    5. Os animais são incríveis, assisto planet animal e fico boquiaberto. Flavio...eles agem por instinto, alguns são selvagens, outros mais dócil...isso não vem ao caso...a questão aqui é: a biblia afima que o homem tem poder sobe os animais por considerar o homem superior dotado de capacidade intelectual, e já foi criado com esse proposito. Já a evolução afima que tudo veio de um micro organismo que evoluiu de acordo com o seu abitat e assim foram desenvolvendo caracteristicas para poderem sobreviver e após milhoes de anos surge o homem que pensa, fala enfim é inteligente e agora ele pode dominar os animais e não os animais ele.

    Não entendo o porque nesse processo todo...sendo o leão mais agil e voraz, não exterminou com os ancestrais do homem...ou será que ele já tinha sabedoria de se defender dos felinos? Porque raios vamos só ter noticias sobre povos querendo exterminar com outros povos, a saber os imperios e por fim Hitle?


    A posiçao V nada mais é de um ajudar o outro no voo, para que o da extremidade pegue menos resitencia do ar e substitua o da frente quando este cansar. Não consigo imaginar os passaros em posição V, se formar assim para atacar o caçador...mas vejo o caçador acertando os passaros assim...

    6. Como Ele estava se sentindo não sei. O que sei é o que Ele permitiu que soubesse, ou seja, A trindade resolveu criar algo que não existia, e de toda sua criação, ele fez o homem e com ele, Ele se comunicou e tinha um relacionamento, pq o homem foi criado a sua imagem e semelhança, diferente das outras criaçoes. Mas o homem pecou e manchou a santidade que tinha. E assim separou-se de DEus.

    no aguardo.

    ResponderExcluir
  37. 1. Seu exemplo foi mesmo bobo, pois só afirmou o que eu disse antes, que a ciência não tem problema em mudar de posição quando novas descobertas sobrepõem-se aos conhecimentos até então tidos como certos!

    2. Faço as palavras do Atkins naquele debate que vc me mandou ontem minhas: você só terá certeza do que a sua fé diz quando morrer. Aliás, na verdade, essa é a famosa Aposta de Pascal, não é nem de Atkins.

    3. Bom, os leões podem ter aniquilado alguma espécie próxima da espécie que veio a se tornar o homo sapiens de hoje.

    4. Pássaro ataca caçador, é? Pássaro foge de caçador até onde eu sei, hehehe...

    Uma pergunta: de acordo com o seu manual de vida, quantos anos a humanidade tem?

    ResponderExcluir
  38. 1. Bobo sim, ou seja, a ciencia não é tao absolutamente correta. Então a evolução é dogma ou ela é plausível de erro?

    2. Minha certeza é baseado em algo que vc não crer...Minha fé é na certeza que Jesus é o Messias, e que ressucitou vencendo a morte. Não precisarei morrer pra comprovar algo que a história comprova. Ou o imperio romano localizou o corpo de cristo? mas para vc jesus é apenas um mito. Então nesse ponto deixe-me com minha fé e respeito a ausencia da sua.

    3. O que não significa muita coisa.. continuo questionando, pq pq pq o homem não foi extinto num mundo tão selvagem? Seria ele inteligente de mais, para sobreviver criando armas de pedra, e lanças, e faca...e matando tudo que vinha sobre ele...e se alimentando, e criando fogo...e pq outras especies não tiveram tanta sabedoria, pq só foi exclusiso de uma unica especie...???? não entendo..prefiro crer que Deus criou o homem de forma especial e extraordinária.

    4. Pois é! Ele foge mesmo....pq ele é "inteligente" . Mas como falei a quela posição é um instinto, assim como de fulga. Eles não tem a consciencia de simplesmente fazer a formação V e atacar um ser humano por prazer...pq eles não tem inteligencia...porém o homem compra balas, espingarda, um colete, uma bota se arruma, come, se prepara e vai caçar por prazer, completamente racional...ele poderia sair para trabalhar, mas ele vai caçar.
    Ele é uma especie unica, superior e inteligente...o que confirma que esta criação foi feita diferenciada.

    5. Não sei te responder a pergunta. 6 dias (24h) ? Deus contava horas? ou 6 Milhões de anos? isso não altera muita coisa na minha fé. Mas incrivel a prepotência dos cientistas estabelecer dados tão antigos e inclusive não terem uma posição certa desse dado. e negar a Vida de Cristo a apenas 2000 anos atrás...é querer acertar um alvo a raios de quilometros de distancia sem uma mira especial...
    Mas quando a pessoa não quer crer, faz de tudo mesmo para negar.

    Mas detalhe, Moisés escreveu o pentateuco a muitos anos após os fatos, mas preservou a tradição oral judáica juntamente com a revelação e inspiração Divina, e escreveu algo que até hoje os evolucionistas racionais, eloquentes e intelectuais combatem, pq "não pode ser provado cientificamente" a questão não é ciencia e sim vaidade...considera pelo menos isso.

    ResponderExcluir
  39. 1. Qualquer teoria é plausível de erro, inclusive a da Evolução. Mas não estou dizendo que ela está errada, só digo que amanhã outro cientista pode apresentar uma ideia mais contundente e derrubar Darwin. Isso é ciência.

    2. Mas é o que eu tou dizendo, você acredita, mas você só terá 100% de certeza absoluta quando morrer. Você não está no Reino dos Céus, como Deus lhe promete, e só chegará lá depois de morrer. É isso que tou dizendo, entende?

    3. Que a raça humana é especial e inteligente, não há dúvidas! Nisso concordamos totalmente. Mas dizer que somos os únicos inteligentes é desconsiderar TODAS AS OUTRAS MILHARES de espécies que existem, sem ter como estudá-las propriamente - o que eu acho um erro.

    4. Bom, eu tenho certeza que com as frequentes e sucessivas traduções da Bíblia, primeiro do aramaico para o grego, e depois para o latim e assim por diante, as convenções e medidas foram preservadas ou alteradas quando necessário. Se hoje diz DIAS, é porque foi DIAS mesmo. Pelo menos era isso que se dizia na época que escreveram a Bíblia. Afinal, tudo ali é a verdade absoluta!

    5. Isso nos volta ao ponto inicial de todo esse debate: vocês interpretam a bíblia de forma literal quando convém, quando por exemplo, ela diz que a serpente falou ou isso ou aquilo. Quando é interessante, é literal. Quando é dúbio ou pode ser contestado, é figura de linguagem, é modo de escrever, é preciso ser interpretado e estudado historicamente, etc. Percebe? Assuma pelo menos isso! :P

    6. Os cientistas a cada nova ossada que descobrem só reafirmam a existência dos hominídeos, de milhões de anos. Me diz uma coisa: se Deus só criou o homem e outros animais, entre eles o macaco, porque existem tantos esqueletos descobertos, preservados e reconstruídos de seres que nem eram macacos nem eram ainda humanos? O que eram esses seres?

    7. Me explica, também, o fato de terem existido outras civilizações em locais distantes uns dos outros, em tempos diferentes, com tecnologias diferentes, por favor.
    a) os Maias (2000 a.C até 950 d.C) com construções (pirâmides) muito semelhantes a dos...
    b) Egípcios, que construiram suas pirâmades mais ou menos no ano 2550 a.C.

    Ou seja: duas civilizações MUITO DISTANTES uma da outra, em tempos diferentes, construíram coisas quase iguais. E os povos eram diferentes, etc.

    Partindo daí, sem nem querer entrar em outros povos, como os asiáticos, índios americanos ou nórdicos, me explique COMO, a partir de Adão e Eva, esses povos surgiram em locais tão diferentes, sem barcos e etc?
    a) Ou foram povos que evoluíram de espécies diferentes (o que explicaria muitas questões hoje em dia)
    b) Ou foram povos oriundos de Adão e Eva, realmente, que com o passar de milhões de anos e com a ajuda da Teoria da Separação dos Continentes, se estabeleceram em cantos diferentes.

    E aí?

    ResponderExcluir
  40. Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.

    Buda

    ResponderExcluir
  41. Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.

    Buda

    ResponderExcluir
  42. você está mal informado sobre questões biblicas,se procurar mais um pouco verá que a arqueologia já encontrou alguns esqueletos de gigantes...

    ResponderExcluir
  43. muito bom este debate! Flávio e Paulo mandam bem nos argumentos, porém, já que de alguma forma este blog acaba por se tornar um formador de opinião, quero dizer que os argumentos do paulo são muito convincentes!!! Rapaz, sempre que ouço ou leio algo sobre a Bíblia me convenço mais ainda que ela (Bíblia) é a palavra de Deus! E digo isso sem hipocrisia ou mera tradição recebida, mas por entender que a mensagem central da Bíblia refere-se a mim!!! Ou seja, sobre a vontade de Deus de me salvar! Eu me constranjo em dizer que Deus me ama, pois faço muitas coisas que sua palavra não aprova, mas ainda assim a palavra testifica: Deus me ama e deseja salvar a todos que o buscam!!! João 3:16-17.

    ResponderExcluir
  44. cara muito fracas suas colocações, coisas questões antigas que qualquer pastor de uma igreja séria te responde na boa... Quando li o título achei que era algo mais profundo, mas, me decepcionei com suas dúvidas. Confesso que queria que fosse algo mais sólido pra poder repensar minha fé, mas, como já disse, não vi nada consistente aqui.

    ResponderExcluir