Na noite da quinta-feira houve a gravação do #4 PodPensar, falando sobre ateísmo e profissões. Eu apresentei, e como de costume estavam comigo a Lisiane Pohlmann, o Diego Lakatos e o Mário Araújo. Também tivemos as participações mais do que especiais do Professor Ateu e do Bernardo Lopes, figuras bastante conhecidas no meio ateu. Fiquem ligados, assim que o episódio sair, eu posto aqui!
Em pleno século XXI, na era da comunicação e do conhecimento, em que o homem alcançou o espaço e dará saltos ainda maiores e que dispõe de praticamente toda a produção intelectual humana às suas mãos, é inconcebível que uma parcela significativa da população mundial viva sob o domínio da fantasia mítica religiosa. Já passamos da hora de encarar o mundo de forma diferente, com mais naturalismo, humanismo e racionalismo.
sábado, 25 de junho de 2011
Quando a fé vira piada
Admito que a maior parte da minha crítica às religiões seja focada no cristianismo. Por vários motivos, entre eles, o fato de ser a maioria religiosa no Brasil e eu escrever em português. Embora eu tenha meus conceitos e minhas ideias a respeito de outras religiões, a própria cultura e até mesmo falta de informação do brasileiro contribui para que as demais religiões já sejam naturalmente alvos de piadas. O que eles (cristãos e povo brasileiro de forma geral) não entendem é que para cerca de 1/3 do mundo (falando por alto, mais ou menos a mesma proporção de cristãos no planeta) o cristianismo também é considerado uma piada.
Entretanto, hoje li uma notícia no jornal britânico DailyMail falando sobre um indiano de 65 anos que não toma banho há 37 anos. Isso mesmo. Mais da metade da vida sem tomar banho. O motivo? Religião. Após se casar, um xamã (ou algo do tipo) da região disse ao senhor Kailash Singh que ele só teria filhos homens se não tomasse banho nem cortasse o cabelo. Resultado:
Geralmente as pessoas acham ruim quando eu critico quem, por exemplo, toma um remédio homeopático ou vai em uma curandeira, ou mesmo pede a Deus para se curar de alguma enfermidade. Qual a diferença? São apenas crenças no sobrenatural controlando e influenciando diretamente a vida das pessoas, nada mais que isso.
Então, para aqueles que me criticam por só falar do cristianismo, aí está um belo exemplo de mais uma grande imbecilidade por motivos religiosos. Mais uma.
Ah, e antes que pensem "cara, na Índia elefante é sagrado e eles são muito loucos!", só digo uma coisa: façam uma reflexão profunda na vida de vocês.
Assinar:
Postagens (Atom)